Depois de quatro sessões consecutivas de ganhos, os contratos futuros do ouro fecharam em queda nesta terça-feira, 11, em meio a uma menor busca por segurança no mercado devido à percepção de que o coronavírus avança em ritmo mais lento.

Na Comex, divisão de metais da New York Mercantile Exchange (Nymex), o ouro para abril caiu 0,60%, a US$ 1.570,10 a onça-troy.

Nesta terça, a Organização Mundial da Saúde (OMS) afirmou que uma vacina contra o coronavírus pode estar pronta em 18 meses.

Segundo o órgão, há mais de 42 mil casos da doença confirmados e pelo menos 1.017 mortes na China.

“Um vírus tem o potencial de ter mais consequências ruins do que um ataque terrorista”, disse o diretor-geral da organização, Tedros Adhanom Ghebreyesus.

“A preocupação de um surto global significativamente problemático foi substituída pelo otimismo das autoridades chinesas em relação a um possível pico do vírus neste mês”, comentam analistas da Zaner Metals.

Segundo eles, porém, para que a doença chegue ao pico será necessária uma “desaceleração diária consistente de novos casos”.

Já o estrategista de mercado Stephen Innes, da AxiCorp, afirma que “houve muito pouco interesse pelo ouro nos últimos dias” devido à força do dólar, o que deixa o metal precioso mais caro para detentores de outras divisas.

*Com informações da Dow Jones Newswires