O contrato futuro do ouro fechou em alta nesta terça-feira, 19, apoiado por um dólar mais fraco, à medida que os analistas aguardam a decisão de política monetária do Federal Reserve (Fed, o banco central americano) na quarta-feira.

O ouro para entrega em abril fechou em alta de 0,40% para US$ 1.306,50 por onça-troy na Comex, divisão de metais da New York Mercantile Exchange.

O dólar foi enfraquecido na manhã desta terça em função da expectativa do mercado de que o banco central dos Estados Unidos manterá os juros básicos inalterados e reduzirá suas projeções para futuros aumentos nas taxas e perspectiva econômica. Além disso, também há rumores de que o Fed poderá interromper a redução de seu balanço patrimonial, estimado em quase US$ 3,8 trilhões. “O ouro operou mais firme nesta manhã em antecipação a um Fed dovish”, disseram analistas do Commerzbank em nota.

O dólar mais fraco colabora com a alta dos preços do ouro, uma vez que o metal é negociado na moeda americana e, nesse caso, fica mais barato para negociadores que operam em outras divisas.

O vice-presidente executivo da GoldMining Inc., Jeff Wright, afirmou que espera uma paralisação na política monetária no próximo semestre, “e o ouro é o grande beneficiário dessa postura”. Para ele, essa antecipação do posicionamento do Fed tem sido paga já na última semana, quando o metal precioso avançou 0,28% na comparação semanal.

Alguns analistas acreditam que o metal está pronto para reaquecer novamente, assim como no último trimestre, se o medo da desaceleração no crescimento econômico global derrubar ações e outros ativos de risco. (Com informações da Dow Jones Newswires)