O ouro fechou em alta nesta sexta-feira, 3, após a divulgação de indicadores de atividade e de emprego nos Estados Unidos. O metal precioso também foi apoiado pelo dólar, que opera enfraquecido de forma generalizada.

O ouro para junho registrou alta de 0,69%, em US$ 1.281,30 a onça-troy na Comex, divisão de metais da New York Mercantile Exchange (Nymex). Na comparação semanal, o ouro caiu 0,58%.

O Departamento do Trabalho americano divulgou que os EUA, em abril, geraram 263 mil vagas de emprego, acima da mediana de analistas ouvidos pelo Projeções Broadcast, que esperavam alta de 190 mil postos de trabalho. A taxa de desemprego, por sua vez, recuou de 3,8% em março para 3,6% em abril, contrariando as expectativas de que o índice se manteria estável.

Apesar dos dados fortes de emprego, o índice de atividade de serviços medido pelo Instituto para Gestão da Oferta (ISM, na sigla em inglês) caiu de 56,1 em março para 55,5 em abril, contrariando a expectativa de analistas do mercado, que esperavam aumento para 57,0. De acordo com o vice-presidente executivo da GoldMining Inc., Jeff Wright, “enquanto o emprego está forte, dados como o divulgado pelo ISM são vistos como pequenos sinais de ventos difíceis na economia”.

Além disso, o dólar, que opera enfraquecido, favorece o metal precioso, que é cotado na divisa americana e fica mais barato para investidores que operam em outras moedas.

Assine nossa newsletter:

Inscreva-se nas nossas newsletters e receba as principais notícias do dia em seu e-mail

Siga a IstoÉ no Google News e receba alertas sobre as principais notícias