O contrato futuro de ouro fechou em alta no pregão desta quinta-feira, 21, após o Federal Reserve (Fed, o banco central americano) ter adotado um tom mais “dovish” (mais leve) do que o esperado na decisão de política monetária anunciada na quarta-feira, 20.

O ouro para entrega em abril teve alta de 0,43%, a US$ 1.307,3 por onça-troy, na Comex, divisão de metais da New York Mercantile Exchange.

Conforme o previsto, Fed manteve na quarta seus juros básicos na faixa de 2,25% a 2,50%, indicando também que não irá elevar as taxas até o fim deste ano diante de sinais de desaceleração da economia mundial.

A indicação é positiva para o ouro, considerado um investimento seguro, sobretudo em um cenário de possível deterioração da economia.

“A postura acomodatícia do Fed, e a mudança ‘dovish’ nas expectativas de aumento da taxa básica de juros para este ano são boas para o ouro”, disse Tyler Richey, co-editor do Sevens Report. “Isso contribui para a tendência recente de queda das taxas reais, o que é decididamente positivo para o metal precioso.” (Com informações da Dow Jones Newswires)

Assine nossa newsletter:

Inscreva-se nas nossas newsletters e receba as principais notícias do dia em seu e-mail

Siga a IstoÉ no Google News e receba alertas sobre as principais notícias