Os contratos futuros de ouro registraram nesta segunda-feira, 13, sua maior queda porcentual e em dólares desde 25 de janeiro, segundo levantamento da FactSet, influenciados pela alta do dólar e ganhos nas bolsas, que reduziram o interesse do investidor pelo metal precioso.

Na Comex, a divisão de metais da New York Mercantile Exchange (Nymex), o contrato para março caiu 0,81%, a US$ 1.225,80 por onça-troy.

O ouro sofreu com a valorização do dólar no primeiro pregão esta semana. A moeda opera em alta frente a outras divisas fortes, na expectativa com o discurso da presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano), Janet Yellen, que pode dar mais sinais sobre um possível aperto monetário já na reunião de março, bem como sobre as perspectivas das políticas do novo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

“Não esperamos muita novidade, uma vez que o Fed tem sido claro em dizer que irá esperar mais sobre o momento e o tamanho do estímulo do governo de Trump”, afirmou Simona Gambarini, analista de commodities da Capital Economics. (Com informações da Dow Jones Newswires)