Segundo pesquisa da Academia Brasileira de Cirurgia Plástica da Face (ABCPF), a rinoplastia foi a cirurgia facial mais realizada no Brasil em 2020. O termo foi o mais buscado no Google Trends, no primeiro semestre de 2022, em comparação à lipoaspiração. Outro dado que chama a atenção é o crescimento na procura por intervenções no nariz entre os jovens. Mas, o que estaria levando a juventude a operá-lo?
As razões para fazer rinoplastia, segundo o otorrinolaringologista Felipe Buschle, especialista no procedimento, são bastante similares às dos adultos. E vão das frustrações físicas às emocionais. “Às vezes sofreram bullying quando mais novos, não se sentiram confortáveis nos eventos sociais da juventude, como festas de 15 anos, mas não tiveram oportunidade ou condições de operar quando mais novos.”
O médico também atribui o crescimento na procura dos jovens pela rinoplastia ao aumento do uso das redes sociais e à admiração pelos influenciadores digitais. “Eles passam a se perceber mais nas fotos que tiram para os stories, nos reels que produzem, ou seja, eles encaram a própria imagem e também se comparam mais com outros que admiram, e que têm nariz mais bonito. Então, querem ter uma aparência parecida. Além disso, começam a testar os filtros que modificam traços físicos, o que aumenta o desejo de buscarem uma versão que gostem mais”, avalia.
Felipe Buschle comenta as principais queixas que ouve em seu consultório: “Eles relatam insatisfação com aquele calombinho no nariz, dorso alto ou muito largo ou a ponta ser muito caída ou larga. Muitas vezes, a reclamação pode estar relacionada à dificuldade de respirar. Então, é algo funcional e que a gente pode tratar junto com a parte estética, e melhorar a qualidade de vida do paciente”, relata.
Atenção à idade indicada para a cirurgia no nariz
O otorrino, no entanto, orienta sobre a idade indicada para a realização da rinoplastia. “O paciente tem que ter passado do estirão de crescimento, porque, caso contrário, podemos causar a alteração no crescimento do nariz. A indicação, nos homens, é ao redor dos 17/18 anos e, nas mulheres, três anos depois da menarca, ou seja, da primeira menstruação, em torno de 15/16 anos”, lembra Felipe Buschle.
Outro fator importante ressaltado por Felipe Buschle, é saber se o jovem tem maturidade psicológica para passar pela rinoplastia. “É algo que avalio durante minhas consultas. Ele precisa saber se é isso mesmo o que quer e se está pronto para essa grande transformação, ou seja, essa nova fase, pois a cirurgia vai mudar bastante o rosto dele.”
As técnicas recomendadas, segundo o médico, são as mesmas dos adultos. “Para o dorso, rinoplastia ultrassônica e assim esculpimos o nariz com muita precisão, causando o mínimo de edema e hematoma. Se formos trabalhar a ponta do nariz, fazemos uma rinoplastia estruturada, para o resultado ser bem bonito e se manter por muitas décadas e o paciente não ter que mexer mais nesse nariz”, conclui o otorrino.