Otan deveria ‘abrir caminho’ para EUA anexarem Groenlândia, diz Trump

ROMA, 14 JAN (ANSA) – O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, reiterou nesta quarta-feira (14) as ameaças de anexar a Groenlândia e disse que a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) deveria “abrir caminho” para Washington assumir o controle da ilha no Ártico.   

“Os Estados Unidos precisam da Groenlândia para fins de segurança nacional. Ela é vital para o Domo Dourado que estamos construindo”, escreveu o republicano na plataforma Truth Social, em referência a um megassistema de defesa antimíssil projetado pelos EUA.   

A Otan deveria abrir o caminho para nós a pegarmos. Se não o fizermos, Rússia ou China o farão, e isso não vai acontecer”, acrescentou.   

Na mensagem, Trump ainda afirmou que a aliança euro-atlântica não seria uma “força eficaz” sem o “vasto poder dos Estados Unidos”. “Eles sabem disso, e eu também. A Otan se torna muito mais formidável e eficaz com a Groenlândia nas mãos dos Estados Unidos. Qualquer coisa inferior a isso é inaceitável”, salientou.   

O presidente tem usado uma alegada presença de embarcações militares de China e Rússia no Ártico para justificar os planos de anexar a ilha, um território autônomo rico em minérios e que pertence à Dinamarca, país integrante da Otan.   

O destino da Groenlândia voltou aos holofotes após a operação que capturou o então presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, em 3 de janeiro, e os EUA estudam até oferecer pelo menos US$ 100 mil por habitante para “comprar” a ilha, segundo a imprensa americana.   

Além disso, Trump insinuou que seguirá adiante em seus planos para o Ártico mesmo que para isso tenha de sacrificar a unidade Otan. (ANSA).