Otan aumenta orçamentos civil e militar em mais de 25%

BRUXELAS, 14 DEZ (ANSA) – Os membros da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) aprovaram nesta quarta-feira (14) um aumento substancial nos orçamentos da aliança para 2023.   

Em reunião do conselho da Otan em Bruxelas, o orçamento civil foi fixado em 370,8 milhões de euros (R$ 2,1 bilhões), uma alta de 27,8% em relação a 2022, enquanto o militar será de 1,96 bilhão de euros (R$ 11,1 bilhões), o que representa um crescimento de 25,8%.   

“Precisamos seguir investindo mais e melhor. Apenas com a América do Norte e a Europa unidos podemos manter nosso 1 bilhão de habitantes em segurança”, afirmou o secretário-geral da organização, Jens Stoltenberg.   

O aumento nos orçamentos da Otan é reflexo da invasão russa à Ucrânia, país que não faz parte da aliança, mas tem fronteira com diversos Estados-membros.   

A guerra levantou temores de que Moscou, se for bem-sucedida em sua campanha, possa lançar ataques também contra integrantes da organização que faziam parte da área de influência soviética, como a Polônia e os países bálticos. (ANSA).