Otan alerta sobre aumento de baixas de tropas afegãs em ataques talibãs

Otan alerta sobre aumento de baixas de tropas afegãs em ataques talibãs

As baixas das forças de segurança afegãs em ataques talibãs e de outros grupos aumentaram em relação ao ano passado, quando as perdas já eram devastadoras – afirmou nesta quinta-feira (25) um oficial de alta patente da Otan.

As autoridades estimam em cerca de 5.000 o número de policiais e de soldados afegãos mortos em 2015. São cerca de 15.000 feridos.

Em 2016, esse balanço deve ser ainda mais elevado, antecipou o general americano Charles Cleveland, o principal porta-voz da operação “Apoio Resoluto” da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), que ajuda a capacitar e presta assessoria aos sócios afegãos.

“O que sabemos é que o ritmo de baixas entre os afegãos este ano foi maior”, declarou Cleveland, de sua base em Cabul, em uma videoconferência com jornalistas em Washington.

“Estamos preocupados com o número de vítimas afegãs e trabalhamos com os afegãos para tentar reduzi-lo”, comentou.

Cleveland não divulgou números, mas um e-mail enviado depois pela Otan informou que o aumento das perdas foi de cerca de 20% em um ano.

A insegurança cresceu nos últimos meses no Afeganistão, com frequentes ofensivas talibãs e de outros grupos.

No início do ano passado, as forças afegãs sucederam às da Otan na administração da maior parte da segurança do país. Apesar do treinamento e da ajuda recebida pela Aliança Atlântica, não conseguiram conter os talibãs.

Na quarta-feira (24), militantes invadiram a Universidade Americana do Afeganistão, em Cabul. Nenhum grupo se responsabilizou pelo ataque, que deixou 16 mortos.

Esta semana, a Otan anunciou o envio de mais de 100 soldados americanos em Lashkar Gah, a capital da província de Helmand, para tentar impedir a tomada da cidade por parte dos talibãs.