Robert Downey Jr. ganhou o Oscar de melhor ator coadjuvante na noite deste domingo, 10. A 1ª estatueta veio em sua 3ª indicação, já tendo concorrido na mesma categoria por seu papel em Trovão Tropical, em 2009, e na de melhor ator, por Chaplin, em 1993.

Em Oppenheimer, interpretou o almirante Lewis Strauss, que chefiou a Comissão de Energia Atômica dos EUA. Robert Downey Jr. confirmou o favoritismo, uma vez que já havia levado a melhor nas principais premiações da temporada.

Robert Downey Jr. vence seu 1º Oscar

Aos 58 anos, o ator é presença constante no cinema desde a década de 1980, e é lembrado frequentemente por seu papel como Tony Stark, o Homem de Ferro, nos filmes que envolvem o super-herói.

Ele é filho do ator e diretor Robert Downey, Sr., e já relatou que o pai lhe ofereceu drogas ainda na infância. Posteriormente, Jr. teve problemas com substâncias como cocaína e heroína, e chegou a ser preso em 1996, após ser parado por excesso de velocidade portando drogas ilícitas. Ao receber o prêmio, chegou a fazer uma piada sobre seu passado: “Gostaria de agradecer à minha terrível infância e à Academia. Nesta ordem”.

Os outros indicados a melhor ator coadjuvante no Oscar 2024

Sterling K. Brown, por American Fiction

Robert De Niro, por Assassinos da Lua das Flores

Robert Downey Jr, por Oppenheimer (vencedor)

Ryan Gosling, por Barbie

Mark Ruffalo, por Pobres Criaturas