O programa “Linha Direta”, da TV Globo, apresentado por Pedro Bial, que já abordou os casos Eloá, Barbárie de Queimadas, Henry Borel, o Golpe dos Nudes, o serial killer de Curitiba e a Viúva Negra, irá relembrar, na noite desta quinta-feira (15), os crimes cometidos pelos “Os Vizinhos Racistas”.

+Erika Schneider, ex-bailarina do Faustão, comenta acusação de assédio contra o apresentador

+Stênio Garcia não foi o único: veja harmonização facial de famosos que deram errado

A IstoÉ Gente relembra abaixo o caso. Confira!

Os Vizinhos Racistas

Em 2017, Antônio Alves de Freitas, antes de ser assassinado a facada, sofreu perseguição e ofensas raciais do vizinho Joel de Souza Lima, em Belo Horizonte. O crimonoso foi preso em flagrante e condenado a 18 anos de prisão por homicídio por ódio.

Já o segundo caso ocorreu com a família de Jefferson Luiz Azpilicueta e Joseane Costa Azpilicueta, em 2011. Eles moravam em Mogi das Cruzes, em São Paulo, junto com o filho mais jovem do casal Pedro. Na época, o guarda municipal José Carlos de Oliveira se tornou vizinho deles e passou a fazer ofensas e ameaças à família.

O agente deu três tiros em Pedro pelas costas e foi preso por tentativa de homicídio, injúria racial e porte ilegal de armas. Atualmente está detido no presídio em Guarulhos.

O terceiro caso aborda a história de Jeferson Leandro Matias Salvador, que foi queimado vivo pelo próprio cunhado, o serralheiro Emerson Souza Sales, em 2003.

Emerson ainda não foi julgado mesmo 20 anos depois do crime. O foragido da justiça tem 46 anos.