Conquistar uma medalha de ouro nas Olímpiadas é, em quase todos os casos, o ponto mais alto da carreira de um atleta. Alguns, no entanto, têm vários pontos altos e passam a colecionar medalhas.  Confira abaixo a lista dos sete maiores vencedores dos Jogos Olímpicos.

7) Edoardo Mangiarotti – 13 medalhas, 6 ouros

O italiano, considerado por muitos especialistas o maior esgrimista da história, chegou a ser o líder dessa lista entre 1960 e 1964. Com 13 medalhas, sendo seis de ouro, Edoardo participou de cinco Jogos Olímpicos entre 1936 e 1960. Com uma longevidade competitiva impressionante, o italiano conquistou medalhas em todas as suas participações. Edoardo ganhou cinco ouros de esgrima em equipe e um ouro individual.

6) Boris Shakhlin – 13 medalhas, 7 ouros

O ginasta russo conquistou, entre as Olímpiadas de 1956 e 1974, sete ouros, sendo quatro deles nos Jogos de Roma em 1960.

5) Ole Einar Bjørndalen – 13 medalhas, 8 ouros

Não existe nenhum homem que tenha ganho mais medalhas nos Jogos Olímpicos de Inverno do que o norueguês Bjørndalen. O atleta, que dominou o cenário do Biathlon de Inverno por quase 25 anos, conquistou 8 medalhas de ouro ao longo de sua carreira. O norueguês participou de 6 edições e viveu seu auge nos Jogos de Salt Lake City em 2002, quando conquistou 4 medalhas de ouro.

4) Nikolai Andrianov – 15 medalhas, 7 ouros

Nikolai é, até hoje, o maior atleta masculino da história da ginástica e detém o recorde de medalhas de ouro individual da categoria, com seis. O russo conquistou medalhas de ouro em três Olimpíadas consecutivas entre 1972 e 1980. Nikolai dominou completamente os Jogos de Montreal em 1976, conquistando quatro medalhas de ouro, duas de prata e uma de bronze.

3) Marit Bjørgen – 15 medalhas, 8 ouros

Marit é, assim como seu conterrâneo Bjørndalen, o maior nome da história dos Jogos Olímpicos de Inverno. A norueguesa, recordista de vitórias em Copas do Mundo de Ski Cross Country, conquistou 15 medalhas em suas cinco participações nos Jogos. O recorde foi conquistado na edição de 2018 em PyeongChang, quando a atleta levou para casa cinco medalhas, sendo três de ouro.

2) Larisa Latynina – 18 medalhas, 9 ouros

Entre as Olímpiadas de 1956 e 1964 a ucraniana dominou completamente o cenário da ginástica feminina. Ela participou de três edições dos Jogos e conquistou medalhas em 18 das 19 provas que competiu, sendo nove delas de ouro.

1) Michael Phelps – 28 medalhas, 23 ouros

O “tubarão de Baltimore” está em outro patamar, até mesmo entre os multicampeões olímpicos. Michael Phelps conquistou incríveis 28 medalhas, sendo 23 de ouro ao longo de sua trajetória nos Jogos. São seis medalhas em provas individuais e 17 em provas coletivas. O feito é ainda mais impressionante se você levar em consideração que o segundo nadador com mais medalhas de ouro tem apenas oito, quase um terço do que o americano conquistou. Phelps participou da sua primeira Olimpíada em 2000, com apenas 15 anos. Em 2008, fez história ao ganhar oito medalhas de ouro em uma só edição.