Eles estão chegando. Netos e netas dos maiores nomes da música popular brasileira, como Chico Buarque e Gilberto Gil, são as novas promessas de música de qualidade no País. E essa expectativa até aumenta quando, além de ser neto de Chico Buarque, o pai é ninguém menos que Carlinhos Brown. Esse é o caso do músico Chico Brown e da cantora e atriz Clara Buarque, membros destacados de uma grande dinastia da MPB. Eles são bons exemplos de que o berço contribui bastante para o desenvolvimento do talento. Foi no disco do avô, “Caravanas”, de 2017, que os dois começaram a carreira musical, sendo os únicos, além de Chico Buarque, a serem creditados como co-autores nas músicas em que participaram. Clara canta a regravação da música “Dueto” e Chico, o neto, compõe a melodia de “Massarandupió”. Tudo indica que são os primeiros passos de carreiras altamente promissoras.

+ Tuia apresenta MPB e rock rural para as novas gerações
+ Serginho Trombone, um dos maiores instrumentistas da MPB, morre aos 70 anos
+ Poeta e letrista, autor emplacou hits na MPB

PROMESSA Clara Buarque frequentemente canta com o avô e participou do musical “Novos Baianos” (Crédito:Divulgação)

Chico Brown diz que sua vida musical começou quando ele passou a “bater dois dedinhos no piano” quando possuía apenas isso de coordenação motora e as coisas foram aumentando a partir daí. Hoje, ele está com 24 anos e se prepara para lançar o primeiro trabalho, em atraso por conta da pandemia. Clara, aos 22, participou do musical “Novos Baianos” e atuará em uma produção musical brasileira na plataforma de streaming “Disney +”. Quando fala da irmã, Chico diz com orgulho: “Ela é uma grande intérprete, uma artista que canta e atua”. Os irmãos cresceram entre Salvador, terra do pai, e o Rio de Janeiro, onde ficavam mais próximos da família da mãe, Helena Buarque.

“Eu me lembro de ver minha avó no programa ‘A Grande Família’ quando era pequeno e tudo parecia muito confuso”, diz Chico ao falar da avó materna, a atriz Marieta Severo, uma de suas grandes inspirações. Ele diz ainda que nunca se viu como o filho ou neto de alguém e que só começou a se dar conta de quem realmente eram seus parentes ao ver a veneração dos fãs. “Fui a vários shows da turnê do disco ‘Carioca’ do meu avô e as pessoas ficavam muito emocionadas. Foi bonito demais ver aquilo”, diz. Nascidos no final da década de 90, não tinham ideia do sucesso que o pai fazia. “Lembro que na escola, todo mundo cantava as músicas dos Tribalistas e foi aí que ganhei o apelido de Chico Brown que eu nem gostava muito na época”, diz.

CARINHO Chico Buarque e Chico Brown: avô abre caminho para os netos (Crédito:Divulgação)

Força evolutiva

Carlinhos Brown, aliás, tem vários filhos músicos além de Chico e Clara, como Nina e Miguel. Em entrevista à ISTOÉ, derreteu-se: “Meus filhos não são apenas a minha continuidade, eles são também a minha força para seguir evoluindo, melhorando a cada dia minha fé na vida e minhas sonoridades”. Já Chico Buarque, no documentário “Chico: Um Artista Brasileiro”, de 2015, fala com admiração dos netos: “Tenho um neto e seis netas e você vai aprendendo com as novas gerações, você vai se mexendo e se adaptando”, reflete. Ele cita ainda como Chico Brown o ajudou a descobrir o rock progressivo dos anos 70, que ele até então desconhecia.

No vídeo aparecem cantando e tocando com o avô: Chico Brown, Clara Buarque e Lia Buarque, filha de Luísa, que toca flauta. Eles visitam o avô e gravam um vídeo da música “Dueto”, escrita por Chico em 1979 para a peça “O Rei de Ramos”, de Dias Gomes. Música que seria reinterpretada por Clara e o avô em 2017, com os modernos versos: “Consta no Google, no Twitter, no Face, no Tinder, no WhatsApp, no Instagram, no email, no Snapchat, no Orkut, no Telegram, no Skype.” O crítico musical Luiz Cesar Pimentel diz que Chico Brown até emula os movimentos do pai, Carlinhos, enquanto Clara, tem o timbre do avô. “Por enquanto eles fazem tudo bem feito, mas é preciso esperar o que eles ainda terão para mostrar”, afirma.

Se são reservados em suas vidas pessoais, repletos de amigos famosos, é na hora de falar dos netos que todos os grandes nomes da música nacional se derretem nas redes sociais. A conta de Caetano (três netos), Gil (dez netos) e Chico (sete netos) são repletas de vídeos e fotos em homenagens discretas à família e aos pequenos, alguns já nem tão pequenos assim. Os netos de Gilberto Gil, João Gil e Francisco Gil, compõem ao lado do filho José Gil, o trio “Gilsons”, que em inglês seria “os filhos de Gil”. Também tem a pequena Flor Gil, filha da chef Bela Gil, que aos 12 anos, já se intitula “cantora e modelo”. E, conforme vão chegando à idade adulta, é possível que mais netos e netas comecem suas jornadas. Será que já podemos falar nas novas dinastias da música popular brasileira?