Avanço no campo dos direitos civis e avanço no desmonte da máquina burocrática do País: a Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado aprovou na semana passada o projeto de lei que dá ao Código Civil a possibilidade de reconhecimento da união estável para homossexuais e, também, a conversão automática dessa forma de união em casamento. Integram a CCJ vinte e sete senadores, dezessete votaram a favor do projeto e houve um abstenção. A decisão , tecnicamente falando, é terminativa: se algum parlamentar quiser dela recorrer tem de fazê-lo em cinco dias, e aí o projeto de lei será submetido à avaliação do plenário. Se isso não ocorrer, segue ele direto para a CCJ da Câmara dos Deputados e, finalmente, desembarcará na mesa do presidente Michel Temer onde será sancionado ou vetado. Caso Temer o aprove, a definição jurídica de família no Brasil será civilmente alterada – passa a ser “união estável entre duas pessoas” e não mais “união estável entre homem e mulher”. Mais: os juízes serão obrigados a realizar casamentos gays.

* Aos que tentam depreciar o PSDB e o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, chamando-os de conservadores (como se isso fosse demérito, embora seja mérito e lucidez ideológica), a resposta veio também na semana passada. Em visita à região da cidade paulista de Lins, o governador fez questão de ir a esse município para cumprimentar o prefeito Edgard de Souza, que é gay e se casou com o empresário Alexsandro Luciano Trindade. A cerimônia foi ecumênica: reuniu ministra católica, pastor anglicano, pai de santo e espírita kardecista.

49,5%

é o índice de crescimento, nas últimas duas décadas, do número de mulheres que deram à luz após os 40 anos de idade. Eram 51.603, hoje são 77.138 – dessas, 4.475 tiveram filho entre os 45 e 49 anos. Os dados, até então inéditos, integram estudo do Ministério da Saúde. A busca da estabilidade financeira tem se dado em detrimento da maternidade.

43MÍDIA
Reconhece essa imagem?

A revista alemã “Der Spiegel” é uma das mais conceituadas do mundo – e, muitas vezes, uma das mais irônicas. Ela estampou na capa uma montagem que traduz a principal reportagem de sua última edição. E foi sucesso na União Europeia. Trata-se do presidente da Rússia, Vladimir Putin, com os cabelos alaranjados de seu colega americano, Donald Trump. O texto indaga: “Quanto de Putin está em Trump?”, numa alusão às relações não claras entre os dois mandatários.

R$ 11,5 bilhões é quanto o Brasil recuperou de dinheiro ilícito até o final de fevereiro, no âmbito da Operação Lava Jato. Essa recuperação se deu por meio de acordos no campo administrativo e penal. Tais acordos permitem que o ressarcimento se dê de forma parcelada.

TECNOLOGIA
Por onde anda Barusco…

46
Hipótese um: anda com problema a bateria da tornozeleira eletrônica de Pedro Barusco, ex-gerente da Petrobras que cumpre prisão domiciliar imposta pela Lava jato. Hipótese dois: anda com esperteza Barusco que estaria deixando a bateria arriada para interromper o monitoramente. Hipótese três: anda Barusco por lugares que a Justiça anda desconhecendo.

ARQUEOLOGIA
Homem de Neandertal conhecia “aspirina”

Cientistas britânicos revelaram que os homens de Neandertal, nossos mais próximos parentes genéticos já extintos, possuíam bom conhecimento sobre plantas medicinais. Surpresa maior: entre elas está o álamo, rica em ácido salicílico – o mesmo princípio ativo da aspirina dos dias atuais. A descoberta se deu após detalhado estudo de placas bacterianas em fósseis de arcadas dentárias desse período de evolução do homem.

DIPLOMACIA
Cala a boca, Venezuela

45

O novo ministro das Relações Exteriores, Aloysio Nunes Ferreira, tomou posse na terça-feira 7. Foi aplaudido quando respondeu, com inteligência e ironia, a provocação feita pela chanceler venezuelana, Delcy Rodríguez. Mais uma vez ela delirou e declarou, vinte e quatro horas antes, que “o Brasil é uma vergonha mundial (…) desde o golpe” que tirou Dilma do poder. Falando em vergonha, se Delcy olhasse para o seu próprio país, talvez nem saísse de casa. Aloysio Nunes Ferreira foi enxuto e exato: “ela, a chanceler, não tem importância. Na Venezuela, o mais importante são os carcereiros”.

ECONOMIA
Os juros caem

Levantamento da Fundação PROCON, de São Paulo, indica que as taxas médias de juros que vêm sendo cobradas pelos bancos em todo o Brasil recuaram em março — no cheque especial e em empréstimos pessoais. Trata-se da segunda queda consecutiva.

• Empréstimo pessoal – na média, a taxa está sendo de 6,40% em março. Em fevereiro foi de 6,49%.

• Cheque especial – as taxas agora estão, em média, na casa dos 13,53%, ante os 13,56% do mês passado.Claro que continuam ainda exorbitantes e inviáveis para empregadores e empregados, até porque em ritmo mais acelerado está caindo a taxa de juros básicos da economia, a Selic. O Copom a reduziu por quatro vezes consecutivas e a deixou, por enquanto, em 12,25%.

FAST-FOOD
McDonald’s para presos

47

Contrato inédito foi firmado na cidade alemã de Bergisch Gladbach: a rede McDonald’s é quem está fornecendo alimentação para a penitenciária local. Os detentos podem escolher no almoço e na janta: hambúrguer, cheeseburger ou hambúrguer vegetariano. No café da manha serve-se McToast com queijo, presunto e bacon.