Além do prazer, a masturbação pode trazer benefícios para o bem-estar do corpo e da mente. Mas qual é o melhor horário do dia para se masturbar? A resposta é simples: a hora que você quiser e puder — no entanto, alguns momentos específicos podem trazer benefícios pontuais.

+ Entenda como a masturbação pode afetar o cérebro

+ 8 dicas de masturbação aprovadas por especialistas para garantir orgasmos intensos

Muitas pessoas ainda estão se mantendo isoladas e/ou em trabalho remoto, o que pode ser um desafio para a saúde mental. Então por que não usar a ciência para ajudar a criar uma nova rotina de masturbação que pode beneficiar sua vida? Conheça os melhores horários para se masturbar com informações da “Women’s Health”. 

Pela manhã

Masturbar-se pode te ajudar a começar seu dia com o pé direito. Assim como o pênis muitas vezes amanhece ereto, a vagina e o clitóris também têm uma certa lubrificação pela manhã.

Esse fenômeno ocorre ao acordar durante o estágio REM do sono, quando o sangue flui para as genitálias e os níveis de testosterona estão altos. Se masturbar, respirar fundo e se contorcer podem fazer o sangue fluir para todas as partes do corpo, alertar o sistema nervoso, despertar os músculos e aumentar a concentração.

Quando você não consegue dormir

Apesar de te ajudar a despertar, a masturbação também pode te ajudar a dormir. Apesar de parecer contraintuitivo, tenha em mente que seu corpo será afetado pelo nível de cansaço e pelo horário do dia. 

Um orgasmo libera prolactina, um hormônio que te faz sentir sexualmente satisfeita — e sonolenta. Além disso, dopamina e serotonina podem ajudar a se sentir feliz e bem consigo mesma. Bons sonhos!

Para afiar a mente

Uma mente sobrecarregada pode precisar de um pouco de alívio para continuar o dia. A masturbação ocasiona o aumento do fluxo sanguíneo para o cérebro, que quando combinado com a liberação de epinefrina e norepinefrina pode ser como uma dose de café expresso, te ajudando a se sentir mais animada — mesmo que você não atinja o orgasmo. Mas lembre-se que isso é recomendado apenas para quem trabalha de casa, e você deve certificar-se de que seu computador está desligado.

Quando você se sente ansiosa

Qualquer atividade que consuma sua atenção é ótima para aliviar a ansiedade e renovar o foco. Além disso, o córtex orbitofrontal lateral, que é responsável pela tomada de decisões, torna-se menos ativo durante o sexo, e seus níveis de cortisol — o hormônio do estresse — diminuem. 

Para aliviar a dor

Quando você está excitada, seu córtex pré-frontal — parte do cérebro geralmente relacionada à dor — passa a liberar hormônios positivos, incluindo a vasopressina, usada em alguns medicamentos.

Os espasmos orgásmicos aumentam o fluxo de sangue ao redor do corpo, incluindo as áreas que estão lhe causando dor. Isso explica por que receber tapas e puxões de cabelo pode parecer menos doloroso quando você está excitada.

Quando o sexo parece trabalhoso demais

Se você está muito cansada ou simplesmente não está com vontade de fazer sexo, experimente um pouco de masturbação mútua com seu(ua) parceiro(a). Mesmo que a experiência não seja de sexo convencional, a liberação de oxitocina — o hormônio do amor — e a experiência íntima compartilhada pode ser ainda mais poderosa do que uma relação sexual.

No chuveiro

Devido à rotina caótica, passar algum tempo sozinha está fora de questão para algumas mulheres. Se você se identifica, então o banheiro pode ser seu melhor amigo. Além da fechadura, o espaço garante todas as facilidades para uma limpeza rápida quando você terminar. Ademais, o barulho do chuveiro pode ajudar a abafar qualquer som.

Quando você está com vontade

Se você tem problemas com libido e não fica excitada com facilidade, tem dificuldades para alcançar o orgasmo ou tem sentimentos negativos, a masturbação pode interferir na sua capacidade de concentração, aumentar a ansiedade, dificultar o sono ou te deixar mais consciente da dor. Se você está trabalhando para melhorar seu relacionamento com estes efeitos, escolha momentos em que você tenha tempo, espaço e um estado de espírito mais positivo para se masturbar.