Saúde da mulher

Os melhores alimentos para consumir antes e depois do sexo — e quais evitar

Crédito: Unsplash

Quem tem uma vida sexual ativa sabe que alguns alimentos podem ser escolhas nada românticas para se consumir antes — ou depois — do sexo. No entanto, alguns deles são o oposto, podendo beneficiar sua saúde e libido

+ 4 maneiras simples para recuperar sua libido

+ 10 alimentos ideais para perder peso com saúde

No geral, os alimentos naturais são os mais recomendados para favorecer a vida sexual, em detrimento dos ultraprocessados — que podem representar um obstáculo à sua vida amorosa. A seguir, confira os dez alimentos que você deve adicionar ao seu prato e cinco dos quais você deve evitar se estiver planejando um momento de intimidade a dois. As informações são da “Slice”. 

Alimentos para consumir antes e depois do sexo

Chocolate meio amargo

Unsplash

Embora a ciência ainda não saiba se os alimentos considerados “afrodisíacos” realmente funcionam como prometido, o chocolate meio amargo pode ser consumido antes do sexo por ser repleto de anandamida e feniletilamina (PEA) — conhecida como o hormônio da paixão. Ambos os ingredientes têm a capacidade de elevar seu humor através da liberação de endorfina

A feniletilamina também é responsável por regular a energia física e a atenção, além de estar ligada a uma sensação de euforia emocional, elevando a pressão arterial e a frequência cardíaca. No entanto, devido à presença de metilxantinas, os benefícios energéticos são de curta duração.

Abacate

Unsplash

Para combater os efeitos relativamente curtos do chocolate, considere o abacate. Cheia de gorduras saudáveis, minerais e vitamina B6 (que apoia a energia e desejo sexual), a fruta é capaz de sustentar sua energia a longo prazo, além de manter a pele e outros órgãos saudáveis.

Morango

Unsplash

Além de serem frutas que remetem à sensualidade, os morangos são ricos em zinco, antioxidantes e vitamina C, o que aumenta a libido. O zinco é crucial para a saúde sexual e desempenha um papel na regulação da testosterona e da lubrificação vaginal.

Melancia

Unsplash

A melancia contém citrulina, que pode impulsionar o humor, assim como o chocolate. Além disso, a fruta é super hidratante.

Maçã

Unsplash

Além de serem opções rápidas de lanche, as maçãs refrescam o hálito e podem remover quaisquer partículas de comida dos dentes. E se você gostou da ideia de fazer sua própria “salada de frutas do sexo”, bananas, sementes de romã e figos também são bons para o seu bem-estar sexual.

Nozes

Pexels

Assim como as sementes de morango, nozes como castanha de caju e amêndoas são carregadas de zinco. 

Linhaça

Pixabay

As pequenas sementes de linhaça são repletas de muita energia para te manter ativa durante toda a noite.

Sementes de abóbora

Unsplash

As sementes de abóbora contêm ácidos graxos ômega 3, benéficos para a saúde ginecológica. Além disso, elas são cheias de ferro, o que nos ajuda a no relaxamento e na energia.

Gengibre

Pexels

O gengibre não apenas refresca o hálito, mas também melhora a circulação e dilata os vasos sanguíneos, aumentando o fluxo sanguíneo para os órgãos genitais e estimulando a excitação.

Alimentos para evitar antes do sexo

Além dos alimentos ultraprocessados, excessivamente gordurosos e salgados — que podem causar gases e desconforto estomacal —, confira outros cinco alimentos que você deve evitar antes do sexo.

Queijo

Unsplash

Queijos são laticínios, e podem atuar como um congestionante e construtor de mucosas para muitas pessoas — além do inchaço.

Feijão

Unsplash

O feijão contém altos níveis de rafinose — um tipo de carboidrato mal digerido pelo corpo —, e não é preciso dizer que os gases não ajudam ninguém a se sentir sensual. 

Bebidas alcoólicas

Unsplash

Enquanto uma ou duas taças de vinho certamente podem reduzir as inibições, beber demais pode fazer com que você fique sonolenta, além de afetar a função sexual masculina.

Alcaçuz preto

Pixabay

Pode parecer estranho, e talvez essa guloseima não faça parte de seu cardápio habitual, mas o alcaçuz preto está ligado à queda nos níveis de testosterona em homens e mulheres.

Salgadinhos

Unsplash

Alimentos como batatas chips e salgadinhos possuem alto teor de gorduras saturadas, e não são ideais para sua vida amorosa. Isso ocorre porque, com o tempo, eles podem prejudicar sua circulação, diminuir o fluxo sanguíneo e afetar a função dos órgãos sexuais.