No início de julho deste ano, uma estudante britânica chamou a atenção da mídia internacional por quase perder um braço devido à uma picada de aranha da espécie falsa-viúva.
+ Durante passeio com cachorro, mulher é atacada por jacaré de mais de 2 metros
+ Mergulhador sobrevive a ataque de tubarão branco: Sou o homem mais sortudo do mundo
+ Mulher luta com crocodilo para salvar irmã gêmea de ataque
Abby Tannetta estava dormindo quando aconteceu o ataque, mas logo percebeu um caroço se formando na região. Ao ser atendida por médicos, eles perceberam que o veneno estava se espalhando e que a jovem corria o risco de sepse. Devido ao rápido atendimento, a estudante se recuperou bem do ataque.
Mesmo Abby tendo sorte e recebendo tratamento adequado à tempo, outras vítimas de aranhas não tiveram o mesmo destino. Relembre abaixo cinco casos de ataques assustadores de aranhas de diversas espécies:
Em novembro do ano passado, um jovem de 29 anos teve que amputar a parte de um dedo da mão, que necrosou após ser picado por uma aranha armadeira. Danilo Cutolo sofreu o ataque em 1º de outubro, mas só em novembro conseguiu atendimento médico adequado para tratar o local da picada. Ele chegou a ser atendido em um UPA após o acidente, mas o antibiótico receitado não surtiu efeito e um mês depois, Danilo perdeu parte do dedo. As informações são do portal G1.
Um homem e seu filho dormiam tranquilamente na cidade de Southampton quando foram atacados por uma falsa viúva-negra. As vítimas foram picadas diversas vezes, sendo que o pai foi atacado cinco vezes no mesmo local, o que gerou uma infecção devido ao veneno da aranha e o impossibilitou de andar durante o tratamento. Já o filho levou picadas em partes diferentes do corpo, fazendo com que o veneno não ficasse concentrado e os cuidados médicos fossem mais leves.
Um idoso de 60 anos foi vítima de uma aranha-marrom em julho de 2019 enquanto limpava o deck da piscina de sua casa em Bertioga, cidade do litoral paulista. Segundo o G1, a vítima não percebeu de imediato a picada, o que fez com que sua mão inchasse e ele apresentasse febre e dor. Ao procurar auxílio médico, os cinco dedos da mão esquerda já estavam necrosados e ele precisou realizar a amputação de todos.
Não são só humanos que são vítimas de ataques quase fatais de aranhas. No final de maio deste ano, um cachorro foi alvo de picadas de uma aranha-marrom no bairro de Jacarepaguá, localizado na capital carioca. Devido à toxina presente no veneno da aranha, o pet de estimação teve 50% da pele do corpo necrosada e ele precisou ficar 10 dias internado. De acordo com O Diário do Rio, em outubro o cachorrinho precisará de cirurgia para colocar enxertos.
A família do bichinho está realizando uma vaquinha online para custear o tratamento de Fred.
Um estudo da revista especializada em aranhas Journal of Arachnology mostrou que as aranhas são capazes de matar cobras muito maiores do que elas devido ao veneno que possuem. É o caso do vídeo abaixo, que mostra uma aranha-de-costas-vermelhas matando uma cobra-marrom com um simples ataque. Segundo o estudo, as viúvas-negras formam a espécie mais propensa a matar e se alimentar de cobras.