Os limites da cerâmica pelas mãos do espanhol Alberto Bustos

Os limites da cerâmica pelas mãos do espanhol Alberto Bustos

Alberto Bustos é um dos principais ceramistas da atualidade. Seu trabalho se destaca por testar os limites da argila, indo muito além do que outros artistas jamais conseguiram. Ele começou sua carreira artística na Espanha como pintor. Depois, interessou-se por pintura, fotografia e desenho. Porém, foi seu interesse por criar obras em três dimensões que o levou a novas experiências com o barro. O resultado é um trabalho feito a mão que impressiona pela leveza e pelos movimentos.

Foi em busca de novas possibilidades que ele iniciou uma série de experiências no universo da cerâmica, sempre com a proposta de explorar a importância da sustentabilidade do planeta e a atual degradação do meio ambiente causada pelo homem. Seu trabalho usa o trocadilho “NatuRareza”, misturando “natureza” e “raridade” para traduzir a sua paixão pela natureza que desenvolveu quando era adolescente, época que descobriu minerais, floras e faunas nas suas aventuras como montanhista. Seu trabalho alerta sobre a deterioração do ambiente natural criado pelo homem e transmite esperança por meio de suas peças.

Para ele, a cerâmica é uma das disciplinas artísticas mais complexas do ponto de vista técnico, pois existem inúmeras formas, diferentes materiais e processos de criação que são muito longos. Entretanto, é justamente esses desafios que fazem com que sua imaginação fique cada vez mais viva, pensando em infinitas variações artísticas para criar obras de arte sensacionais.

Seu trabalho utiliza elementos muito frágeis e delicados para transmitir a essência vegetal e sua fisionomia. Seu objetivo é abalar a consciência das pessoas para convidar para uma nova reflexão, repleta de sentimentos, sejam eles positivos ou negativos, capazes de mexer com a consciência do observador. Suas obras começam com um esboço em papel, que reúne a ideia básica da peça. Como sua arte é bastante frágil, trabalha diretamente na placa do forno onde desenha algumas linhas para ajudar no processo de modelagem, evitando, assim, movimentar a peça antes de colocá-la no forno para reduzir o risco de quebra. Cada pedaço da obra é modelado individualmente, mas todos eles são unidos depois no processo de secagem da argila. Nessa jornada criativa, suas mãos são suas ferramentas de trabalho.

Arte é liberdade em todos os níveis e a interpretação depende de cada espectador. As curvas de suas esculturas destacam o quanto uma vegetação pode ser frágil e o desafio da natureza na luta para encontrar saídas para a liberdade. Bem interessante essa proposta de uso das estruturas arquitetônicas para comparar com as circunstâncias da vida das pessoas, questionando como a flexibilidade poderia estar presente.


+ Pastor é processado por orar pela morte de Paulo Gustavo
+ Vídeo: Aluno é flagrado fazendo sexo durante aula da UFSC
+ Cientistas descobrem nova camada no interior da Terra



Muita gente pensa que suas esculturas reproduzem apenas elementos vegetais, mas isso não é verdade. Cada peça conta um momento de sua minha vida, mensagens pessoais e de temas que acompanham sua jornada. Bustos diz que quando trabalha ele se afasta do mundo ao redor em busca de surpresas em suas esculturas. Durante a criação, há uma sensação de movimento constante, uma forte ideia de liberdade e uma profunda reflexão sobre a questão da natureza. Todo esse cuidado faz com que sua obra seja a melhor em competições internacionais de cerâmica, posicionando-o como o melhor escultor de cerâmica contemporâneo do mundo.

O 3D abriu um mundo infinito de possibilidades para ele e para dar mais voz à sua mensagem de que a vegetação do planeta está cada vez mais degradada e precisamos fazer algo para mudar isso. Tendo ‘liberdade’ como sua técnica mais refinada, ele percorre o mundo ministrado workshops que mostram como a argila pode, sim, ser explorada de novas maneiras.

Em suas viagens, movimenta uma verdadeira legião de fãs em locais como Estados Unidos, Canadá, Rússia, Ucrânia, Grécia, Bélgica, Alemanha, Moscou, Portugal, Argentina, Equador, México, Colômbia, Canadá, Indonésia e Índia. Muito bom ver que um jovem espanhol autodidata se tornou membro da Academia Internacional de Cerâmica e um dos artistas mais renomados dessa área! Se tiver uma boa história para compartilhar, por favor lembre de mim. Aguardo sugestões pelo Instagram Keka Consiglio, Facebook ou no Twitter.

Veja também

+ Receita simples de bolo Red Velvet
+ Gabriel Medina torna-se alvo de sites de fofoca
+ Receita de panqueca americana com chocolate
+ Receita rápida de panqueca de doce de leite
+ Contran prorroga prazo para renovação da CNH
+ Receita de moqueca de peixe simples e deliciosa
+ 5 benefícios do jejum intermitente além de emagrecer
+ Cinema, sexo e a cidade
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Estudo revela o método mais saudável para cozinhar arroz
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago
+ Sucuris gigantes são flagradas em expedições de fotógrafos no MS


Sobre o autor

Keka Consiglio é artista plástica, jornalista e empresária do setor de comunicação. Apaixonada por arte desde criança quando começou a estudar o tema, entregou-se de vez a esse universo ao fazer cursos e visitar museus e exposições, tanto no Brasil como no exterior. Desenvolve uma arte livre, criativa, repleta de cores e de elementos baseados em temas cotidianos, tendo a sustentabilidade presente em todo o seu processo de criação. Curiosa e motivada por desafios, vive e trabalha em São Paulo, produzindo suas coleções a partir de dois estúdios. Instagram: @keka_consiglio_artista. Site: www.kekaconsiglio.com.br


Mais posts

Ver mais

Copyright © 2021 - Editora Três
Todos os direitos reservados.

Nota de esclarecimento A Três Comércio de Publicaçõs Ltda. (EDITORA TRÊS) vem informar aos seus consumidores que não realiza cobranças por telefone e que também não oferece cancelamento do contrato de assinatura de revistas mediante o pagamento de qualquer valor. Tampouco autoriza terceiros a fazê-lo. A Editora Três é vítima e não se responsabiliza por tais mensagens e cobranças, informando aos seus clientes que todas as medidas cabíveis foram tomadas, inclusive criminais, para apuração das responsabilidades.