Em 1976, o Canadá teve a honra de sediar os Jogos Olímpicos pela primeira vez em sua história. No entanto, as coisas não saíram muito bem como o esperado. Com diversos atrasos e uma correria frenética para completar as obras, a cidade de Montreal acabou extrapolando seu orçamento, criando uma dívida que demorou décadas para ser paga.
+ Pela 2ª vez na história, Brasil fica fora no basquete em uma edição da Olimpíada
+ Jorge Zarif vence última competição antes das regatas da Olimpíada
+ Fora da Olimpíada de Tóquio, Cristiane comentará futebol feminino na Globo
Nos meses que antecederam os jogos, o cronograma de construção das sedes Olímpicas estava tão atrasado que a cidade chegou a empregar 3000 trabalhadores ao mesmo tempo, trabalhando 24h por dia em turnos para entregar os estádios e arenas a tempo.
Ao fim dos Jogos, o Canadá teve de encarar a maior ressaca Olímpica da história e um conta que, na época, parecia impagável. Orçado em USD 120 mi, o evento acabou custando incríveis USD 1,6 bi (o valor atual, considerando a inflação, seria de USD 7,3 bi).
Além de gastos inesperados com segurança, que teve de ser reforçada após o massacre de Munique em 1972, é especulado que boa parte do dinheiro tenha sido desviado por políticos e construtoras. Eles foram, inclusive, condenados por corrupção e tiveram que pagar uma multa à cidade. Nenhum deles, porém, passou mais do que um dia na cadeia. Não se sabe até hoje o valor exato que foi usurpado dos cofres públicos.
Estádio olímpico que virou elefante branco
O estádio, com orçamento original de USD 75 mi, acabou custando ao final da construção cerca de USD 1,1 bi. Apesar do alto custo, o estádio foi entregue com problemas estruturais que impedem a realização de jogos caso a cobertura tenha que segurar mais de 3cm de neve. O último evento esportivo de grande porte no estádio ocorreu em 2004.
Dívida de 30 anos
A cidade de Montreal demorou mais de três décadas para zerar a dívida dos Jogos de 1976 e, nesse tempo, deixou de realizar diversas obras estruturais urgentes na cidade. Até hoje, nenhuma Olímpiada teve uma revisão de custo de projeto tão grande. Para se ter ideia, os Jogos Olímpicos do Rio custaram 51% mais do que o previsto, enquanto os de Montreal custaram incríveis 720%.