Há um mês, São Paulo encarou uma greve de ônibus e o caos gerado viralizou nas redes sociais. Entre os internautas, estava a influenciadora Pâmela Carvalho, de 25 anos. “O pobre não tem um dia de paz”, disse ela ao sair de Guaianazes, na Zona Leste, rumo ao trabalho. A vida real -incluindo os perrengues- faz parte do conteúdo que ela compartilha no perfil @casa.da.pam, no Instagram, desde 2019. Ela é criadora de conteúdo de decoração e tem a simplicidade como lema. O mote do sucesso foi descoberto quando ela começou a publicar ideias de design de interiores para seu apartamento na Cohab. “Esses imóveis são alvo de preconceito. Qualquer lugar pode ficar bonito, basta querer”, ressalta. Com 71 mil seguidores, recentemente, ela abriu uma conta jurídica, pois é requisitada cada vez mais para publicidade. Grandes marcas e empresas passam a abrir os olhos para esse nicho, e o resultado reflete na realidade da jovem. Em abril, ela adquiriu o primeiro carro por R$ 26 mil. “Grande parte desse valor foi resultado do trabalho como influencer”, comemora.

No Rio Grande do Norte, a aposentada Maria Lúcia, de 58 anos, conquistou 300 mil seguidores com seu @marialuciap29. A simpática senhora vive no campo e faz vídeos de seu dia na horta e o trato com os animais, como a galinha batizada de Nazaré Tedesco. Zélia Duncan, Dani Calabresa e Nelson Freitas são alguns famosos que seguem sua rotina rural. “Vemos tanto luxo nas redes, jamais imaginei que o que exibo no sítio chamaria a atenção”, admite ela. Em Campinas (SP), os irmãos Leonardo e Eduardo Santos também descobriram um filão. Eles criaram o @veganoperiferico, que desmistifica a ideia de que o veganismo tem alto custo. A dupla incentiva o estilo de vida sem produtos de origem animal para 351 mil seguidores. “Existe um crescimento de pessoas se sentindo empoderadas em mostrar a realidade sem maquiagem ou filtro”, analisa Eduardo.

“Foi-se a época dos donos da verdade e com a vida perfeita. Hoje, o que gera hype é sinergia, verdade e vulnerabilidade” Gabriel Khawali, especialista em marketing de influência

Os perfis acima são um resumo de que a representatividade importa. É o que observa Gabriel Khawali, especialista em marketing de influência. “Foi-se a época dos donos da verdade e com a vida perfeita. Hoje em dia, o que gera hype é sinergia, vulnerabilidade e verdade. O fato de ver um personagem como o Luva de Pedreiro se dar bem faz as pessoas acreditarem que também são capazes. Quanto menor a distância de realidade entre o criador e sua audiência, melhor”, diz.