Talvez o encanto pelas paisagens desérticas vem do mistério de suas formações. Ou do assombro de se sentir o mais ínfimo dos seres perante a sua grandiosidade. Mas vai além disso. Desertos são silenciosos, vazios, indomáveis, escassos, imprevisíveis e imponentes. Caminhar por eles exige entrar em contato com alguns melindres internos que podem se aflorar. Não há uma rota traçada, não existe referência visual. É só a leitura dos ventos, do sol e da areia – que muda a cada dia – e de ferramentas aposentadas que os pós millennials talvez nem saibam como é:  A bússola. E tudo em profusão: calor, frio, areia, sal, gelo, belezas e um céu, ah um céu de arrancar o fôlego.

Chile e o Deserto do Atacama

Atacama é o deserto mais seco e mais alto do mundo. Chover ali é muito raro, em consequência das correntes marítimas do Oceano Pacífico não conseguirem passar para o deserto, por causa de sua altitude (chegando até a 4 mil metros). Ele está ao norte do Chile  e vai até a fronteira com o Peru, com cerca de 1 000 km de extensão, com temperaturas que variam entre 0 °C à noite e 40 °C durante o dia. São Pedro de Atacama é uma cidadezinha isolada com pouco mais de 3 000 habitantes e que é a porta de entrada para os viajantes. 

 

Bolívia e o Deserto de Sal

O Salar do Uyuni é o único ponto brilhante no mundo que pode ser visto do espaço. Ele fica nos Andes, sudoeste da Bolívia, e é o maior deserto de sal do mundo. Trata-se do legado de um lago pré-histórico que secou, deixando uma paisagem desértica de quase 11.000 km2 com sal branco e claro, que forma uma paisagem inacreditável. 

Peru e o Deserto de Ica e Nazca

Considerado juntamente com a faixa do Chile (Atacama), o deserto costeiro do Peru é um dos lugares mais secos do planeta. Suas paisagens lembram Marte, exceto pela estreita faixa de vegetação que segue o rio Ica e o oásis de Huacachina. Nessa região encontram-se também as linhas e geoglifos de Nazca, que são gigantescas figuras com linhas retas, espirais e outras formas geométricas formando diferentes desenhos que, acredita-se, foram feitos entre 500 a.C. e 500 d.C. pelo povo Nazca.

 

Norte da Argentina e Salar de Jujuy

As Salinas Grandes estão na região noroeste da Argentina, na província de Jujuy e fazem fronteira ao sul com a província de Córdoba, ao norte com as províncias de Santiago del Estero e Catamarca, e ao oeste com a Província de La Rioja. Assim como o Uyuni,  Salinas Grandes também tiveram início como um grande lago de água salgada entre 5 e 10 milhões de anos atrás. Ele é o terceiro maior deserto de sal do mundo, com 525 mil km2 de extensão.

Brasil e os Lençois Maranhenses

Os Lençóis Maranhenses são o maior campo de dunas da América do Sul, com uma área de 1.500 quilômetros quadrados, quase a mesma da cidade de São Paulo. Ali há alguns rios, dunas fixadas pela vegetação da restinga, manguezais e lagoas permanentes. Mas dois terços do parque são mesmo cobertos por dunas de areia livre, que num dia de vento forte podem se deslocar até 10 centímetros. Dessa área, somente uma pequena parte é utilizada para visitação. O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses é uma área protegida na costa atlântica norte do Brasil.