O acidente desta quinta-feira (12) na Índia de um avião com 242 pessoas a bordo que caiu pouco depois de decolar pode se tornar um dos mais mortais do século XXI.
Estes são alguns dos acidentes mais fatais desde 2000.
Em 17 de julho de 2014, um Boeing 777 da Malaysia Airlines que realizava um voo entre Amsterdã e Kuala Lumpur (voo MH17) foi abatido perto de Donestk, no leste da Ucrânia.
Ao todo, 298 pessoas morreram, incluindo 193 holandeses, em uma região em meio a um conflito armado e controlado por separatistas pró-Rússia.
A agência da ONU para a Aviação Civil (ICAO, na sigla em inglês) estimou que a Rússia foi responsável pelo acidente, mas Moscou sempre negou qualquer envolvimento, denunciando “conclusões tendenciosas”.
Em 19 de fevereiro de 2003, um Ilyushin de fabricação russa e operado pela Guarda Revolucionária Iraniana caiu a 35 quilômetros de Kerman, no sudeste do Irã, matando 275 pessoas.
A aeronave havia desaparecido do radar uma hora após decolar. O piloto havia entrado em contato com a torre de controle do aeroporto de Kerman para alertar que desejava aterrissar no local devido ao mau tempo.
Em 11 de abril de 2018, um Ilyushin-76 de transporte do exército argelino caiu logo após a decolagem da base de Boufarik, no sul de Argel, matando 257 pessoas, a maioria soldados e seus familiares. Este foi o pior desastre aéreo da Argélia.
Em 12 de novembro de 2001, dois meses após os atentados de 11 de setembro em que quatro aviões foram sequestrados, um Airbus A300 que realizava um voo entre nova York e Santo Domingo (República Dominicana) caiu na área residencial do Queens, poucos minutos após decolar do Aeroporto John. F. Kennedy.
O número de mortos foi de 265, 260 a bordo da aeronave e cinco moradores que morreram no incêndio de suas casas.
Em 8 de março de 2014, um Boeing 777 da Malaysia Airlines, com 239 pessoas a bordo, desaparece do radar pouco depois da decolagem em Kuala Lumpur, rumo a Pequim.
Os destroços do avião do voo MH370 podem ter caído no sul do oceano Índico, mas nunca foram encontrados.
Outras buscas foram realizadas no início de 2025, mas sem sucesso.
Em 1º de junho de 2009, um Airbus A330-230 da Air France (voo AF447), que voava entre o Rio de Janeiro e Paris, desapareceu sobre o Atlântico em uma área de turbulência, com 228 pessoas a bordo.
Os destroços do avião só foram localizados na costa brasileira dois anos depois.
Em 25 de maio de 2002, um Boeing 747-200 da companhia de Taiwan China Airlines explode em pleno voo, matando 225 pessoas.
A aeronave caiu a cerca de 50 km da costa a oeste de Taiwan, cerca de 20 minutos depois de deixar Taipé com destino a Hong Kong.
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