O rei Salomão é tido pela Bíblia como o mais sábio e o mais rico dos reis que já existiu. Sob seu reinado, Israel tornou-se uma nação próspera onde havia “prata como pedras e cedros em abundância como os sicômoros”. Os principais textos bíblicos que relatam a vida de Salomão são Provérbios, Eclesiastes e Cântico dos Cânticos, todos eles repletos de ensinamentos valiosos para aqueles que sonham com a liberdade financeira e uma vida farta. Vamos conhecer alguns dos ensinamentos do rei Salomão.

Como é feliz o homem que acha a sabedoria, o homem que obtém entendimento, pois a sabedoria é mais proveitosa do que a prata e rende mais do que o ouro. (Provérbios 3: 13-14)

Para quem já leu Provérbios sabe que o rei Salomão fala muito do valor da sabedoria. Na verdade este foi seu único pedido a Deus; que o desse sabedoria. Conhecimento, além de nunca ser perdido, é sem dúvidas a melhor forma de encontrar caminhos para fazer riqueza. Salomão deixa claro que sabedoria não se encontra somente em livros, mas está em todos os cantos. Saber ouvir e aprender e a grande qualidade dos que têm sucesso. “Eu, a sabedoria, moro com a prudência, e tenho o conhecimento que vem do bom senso.” Sabedoria é diferente de conhecimento técnico, ou mesmo, inteligência. Ela emana do ouvir, do bom senso para discernir a loucura da realidade.

O que foi tornará a ser, o que foi feito se fará novamente; não há nada novo debaixo do sol. (Eclesiastes 1:9)

Salomão não queria dizer que não existe inovação, mas sim que a história é fonte de sabedoria. Busque saber o que pessoas fizeram para adquirir riquezas e provavelmente achará formas de enriquecer. Tome como exemplo o Spotify, desde os tempos bíblicos as pessoas gostam de ouvir música, o Spotify soube olhar para esta necessidade e adaptá-la aos tempos atuais.

Posso não saber como ouviremos música daqui 30 anos, nem o que ouviremos, mas tenho certeza de que continuaremos a buscar formas de ouvir nossas canções favoritas.

Estes foram os primeiros ensinamentos de nossa série baseada no rei Salomão. Siga nossa coluna para ver os próximos ensinamentos de um dos homens mais ricos que já existiram.