Além de ser rodeada de opiniões controversas, a dieta low carb é comumente associada ao emagrecimento, mas vai além da questão estética, pode ser uma ótima aliada à saúde, segundo Rogério Oliveira, nutricionista especialista em emagrecimento e qualidade de vida.

+ Como consumir pães sem comprometer os resultados da dieta 

+ Nutricionista ensina técnicas para um emagrecimento rápido e saudável

A principal caraterística da dieta low carb é a diminuição do consumo de carboidratos. O especialista explica que, embora a substância seja rica em energia, essa fonte é compensada pela ingestão de gorduras boas.

“A dieta low carb auxilia no gerenciamento de peso, sensação de saciedade e trata doenças, como obesidade, diabetes, gastrite, hipertensão, esteatose hepática, hipercolesterolemia, hipertrigliceridemia, resistência à insulina, síndrome do ovário policístico e refluxo gastroesofágico”, garante Rogério.

Contraindicação

A dieta low carb é contraindicada para grávidas, atletas de alto rendimento, crianças e  adolescentes. Esse grupo tem necessidades específicas, por isso, precisa consumir carboidratos suficientes para a manutenção do organismo.

Riscos

Assim como todas as dietas, essa também precisa de acompanhamento nutricional para conquistar seus benefícios. 

Quando feita por conta própria, a pessoa tende a extinguir radicalmente o consumo de carboidratos, que pode desregular o organismo. Além disso, outro erro comum é fazer ingestão de proteínas em excesso — caraterística das dietas com restrição aos carboidratos —, que pode provocar sobrecarga renal, favorecer a desidratação, desmaios e, quando feita por tempo prolongado, reduzir a imunidade.

“Qualquer dieta precisa ser feita com acompanhamento nutricional e, dependendo do caso, multidisciplinar. Através de exames, entendemos as necessidades do corpo e indicamos qual é a melhor forma de conquistar resultados benéficos para a saúde”, finaliza o especialista.