A Justiça do Rio de Janeiro expediu nesta terça-feira, 22, o mandado de prisão preventiva de Mauro Davi dos Santos Nepomuceno, mais conhecido como rapper Oruam. O cantor já foi preso em fevereiro deste ano por suspeita de crime de favorecimento, mas acabou sendo solto no mesmo dia.
Mais cedo, a Polícia Civil havia informado que o cantor seria indiciado após entrar em conflito com policiais na noite desta segunda-feira, 21, em sua casa, no bairro do Joá, na zona oeste do Rio de Janeiro.
+Entenda as acusações contra Oruam por suposta ligação com o Comando Vermelho
O que aconteceu
Segundo a polícia, Oruam e seus amigos impediram o cumprimento de busca e apreensão contra um menor procurado por roubo. Oruam é acusado de ter escondido o suspeito e incentivado o ataque aos policiais incumbidos da busca pelo menor. A reportagem não conseguiu contato com a defesa do rapper.
Oruam é filho de Márcio dos Santos Nepomuceno, o Marcinho VP, principal liderança da facção Comando Vermelho, que cumpre pena em uma penitenciária federal.
De acordo com a Polícia Civil do Rio de Janeiro (PCERJ), uma equipe da Delegacia de Repressão a Entorpecentes foi informada de que o adolescente de 17 anos, conhecido como Menor Piu e considerado um dos maiores ladrões de veículos do Estado, estava escondido na casa de Oruam.
Segundo a polícia, o menor atua como segurança do traficante Edgar Alves de Andrade, o ‘Doca’, ligado ao Comando Vermelho e controlador do tráfico no Complexo da Penha.
A equipe obteve um mandado judicial de busca e apreensão do menor e, por ser noite, esperou que ele saísse da casa de Oruam para fazer a abordagem. Ainda conforme o relato da polícia, ao perceber a movimentação dos policiais, Oruam fez postagens em suas redes sociais pedindo ajuda em favor do suspeito. “Quem tiver de moto brota no Joá”, escreveu. “Me ajuda, eles estão aqui na minha porta.”
Segundo a PCERJ, ao sair da casa, junto com outras quatro pessoas, o menor foi abordado pelos agentes, tendo sido anunciada a apreensão dele e dos bens que levava, um celular e um cordão. Durante a abordagem, Oruam e mais oito pessoas surgiram na varanda da casa, proferiram xingamentos e atacaram os agentes com pedras, vindo a ferir um dos policiais.
“Tais elementos desceram e continuaram proferindo insultos e ameaças contra a equipe. Um deles, inclusive, citando ser filho de Márcio dos Santos Nepomuceno, o ‘Marcinho VP’, uma das principais lideranças do Comando Vermelho, como forma de intimidação”, diz a nota da PCERJ.
Conforme a polícia, um dos homens que participou do ataque correu para dentro da casa, o que obrigou a equipe a entrar para capturá-lo. Ele foi autuado em flagrante por desacato, resistência qualificada, lesão corporal, ameaça, dano e associação para o tráfico.
Ainda segundo a nota, Oruam e os demais se evadiram do local e, posteriormente, realizaram novos ataques aos policiais por meio de redes sociais. A nota destaca que esta é a segunda vez, em menos de seis meses, que um integrante da facção criminosa é localizado no interior da mesma residência. A nota da PCERJ não confirma se Oruam já foi formalmente indiciado.
O que diz Oruam
Em nota, o cantor afirmou ter sofrido abuso de poder e agressões por parte dos policiais e disse que “nada de ilegal” foi encontrado em sua casa. “Toda a ação policial foi unilateral, violenta e injustificada, e que minhas tentativas de registrar a agressão com vídeos e fotos são comprovações irrefutáveis do abuso que sofri”, concluiu Oruam.
* Com informações do Estadão Conteúdo