A estreia da Seleção Brasileira na Copa do Mundo 2022 no Catar, na quinta-feira (24), que marcou dois gols sobre a Sérvia, não contou com a comemoração de Neymar. O atacante deixou o campo chorando após sofrer uma lesão no tornozelo, que ficou bastante inchado.

A IstoÉ Gente procurou o Dr. Rodrigo Luiz Vetorazzi, Médico Ortopedista e Coordenador da Ortopedia do Hospital Albert Sabin de São Paulo, que explicou sobre a lesão de Neymar, e se há possibilidade do atleta ficar fora da Copa. Confira!

Veja também:
Copa do Mundo: Neymar vai cumprir a promessa que fez para Bolsonaro ?
Copa do Mundo: Neymar pode ser punido pela Fifa por promessa que fez para Bolsonaro

“A lesão que o Neymar teve foi um entorse do tornozelo ou torção do tornozelo, que é uma lesão quando o pé vira de uma forma maior e mais forte do que os ligamentos podem suportar. Então, provavelmente é uma ruptura dos ligamentos na parte de fora, na lateral do tornozelo e isso faz com que tenha dor no local, fique inchado, fique bastante difícil de movimentar”, começou o médico.

“É uma lesão que não é muito grave, mas que demora pelo menos quinze dias para ter uma melhora, isso em atletas, pessoas que não são atletas pode demorar um pouco mais, mas, um atleta profissional, geralmente em quinze dias tem uma reabilitação completa”.

Tratamento

O tratamento dessa lesão vai envolver gelo, que já foi feito ali no momento, mas vai precisar fazer mais vezes. Também é necessário fazer fisioterapia com fortalecimento, provavelmente vão entrar com medicação anti-inflamatória, dependendo do que pode e o que não pode tomar conforme as regras de cada esporte. É preciso fazer bastante fisioterapia para fortalecer a musculatura, diminuir o inchaço (edema), melhorar a força e a mobilidade.

Neymar vai ficar fora da Copa do Mundo?

Provavelmente, Neymar deve estar em condições de jogo para daqui uma semana ou duas semanas no máximo.
O entorse do tornozelo tem um grau, dependendo da gravidade: graus 1, 2 e 3. Então, vai de uma torção leve (grau 1), uma lesão do ligamento (grau 2) e à ruptura do ligamento (grau 3). Possivelmente, a que ele teve ali, com o inchaço que foi na hora, uma lesão grau 2 ou grau 3.

Isso só é possível visualizar com exame de imagem e ressonância, mas Neymar deve ter condição de jogo antes do final da competição, até porquê vai ter um tratamento Intensivo com uma equipe médica da seleção, fisioterapeuta, toda uma equipe de medicina esportiva que vão trabalhar intensamente com ele.

Neymar está fora da fase de grupos da Copa por lesões no tornozelo