Orquestra Solar Meninos de Luz participa do 20ª Festival Vale do Café, no RJ

Formado por jovens das comunidades da capital, projeto leva talento e transformação social ao evento, no interior do estado 

Divulgação.
Orquestra Solar Meninos de Luz participa do 20ª Festival Vale do Café, no RJ. Foto: Divulgação.

A Orquestra Solar Meninos de Luz participa, entre os dias 21 e 25 de julho, da 20ª edição do Festival Vale do Café, um dos principais encontros de música instrumental do país, que acontece na cidade de Vassouras, no interior do estado do Rio de Janeiro. 

Formada por jovens entre 11 e 17 anos das comunidades do Pavão-Pavãozinho e Cantagalo, na capital, a orquestra se apresenta no Centro Cultural Cazuza e na Igreja Matriz, com entrada gratuita.

Criada em 2018, a Orquestra Solar Meninos de Luz nasceu do desejo da fundadora Yolanda Maltaroli de proporcionar às crianças e adolescentes da comunidade o acesso à música de concerto e ao estudo de instrumentos clássicos. Em sua sétima edição, a Orquestra é parte integrante do projeto Escola de Música Solar Meninos de Luz, que oferece aulas gratuitas de violino, violoncelo, flauta, clarineta, saxofone, contrabaixo, trompete, violão, entre outros, dentro da proposta de Educação Integral da instituição.

Essa será a segunda participação da Orquestra no Festival Vale do Café. Além das apresentações públicas, os alunos vivenciam uma programação completa com oficinas, ensaios, rodas de conversa e intercâmbio com professores renomados e outros jovens músicos de diferentes regiões, em uma rica jornada formativa e transformadora.

O Solar Meninos de Luz é um complexo educacional social de excelência que atua há mais de 30 anos com educação integral gratuita em tempo integral nas comunidades do Pavão-Pavãozinho e Cantagalo. A Escola de Música Solar Meninos de Luz integra seu programa de Educação Complementar, que oferece mais de 40 oficinas nas áreas de cultura, arte, esporte e bem-estar.

A Escola de Música Solar Meninos de Luz é coordenada por Rodrigo Belchior, músico com trajetória em educação musical social, e atua como espaço de formação artística, fortalecimento de vínculos e ampliação de horizontes para crianças e jovens. O projeto Escola de Música Solar Meninos de Luz, que abriga a Orquestra Solar Meninos de Luz, conta com o patrocínio de Águas do Brasil, Oceana Investimentos, Klabin, Vista Capital e BTG Pactual, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura e Lei Municipal de Incentivo à Cultura ISS/RJ.

PROGRAMAÇÃO DA ORQUESTRA DURANTE O FESTIVAL VALE DO CAFÉ

21 de julho (segunda-feira)

14h às 17h – Aulas e acolhimento com professores

18h – Concerto de abertura | Centro Cultural Cazuza

22 a 24 de julho (terça a quinta-feira)

9h às 12h / 14h às 17h – Aulas e ensaios

18h – Papo Cultura e Recital | Centro Cultural Cazuza

25 de julho (sexta-feira)

10h – Concerto de encerramento | Igreja Matriz

13h30 – Retorno ao Rio de Janeiro

PARTICIPANTES

Alunos: Ana Mel Gomes dos Santos (clarineta), Alice Souza do Nascimento (saxofone), Rayanne Francisco e Mariana Moreira (flautas), Giovanna Gonzales e Raquel Cândido (violões) e Marcos Vinícius Abreu (violino). Ex-alunos: Júlia Galdino (violão), Maria Alice (clarineta) e Marcos Paulo (trompete).

Equipe: Rodrigo Belchior (coordenação), Isaque Suzarte (professor), Nathalia Rodrigues (estagiária) e João Miguel Simões (apoio)

SOBRE O FESTIVAL

O Festival Vale do Café celebra sua 20ª edição promovendo música de excelência em espaços históricos do Vale do Paraíba. Com programação entre os dias 18 e 27 de julho, o evento reúne grandes nomes da música brasileira, como Leo Gandelman, Cristina Braga, Marcel Powell e Nilze Carvalho, em apresentações que unem tradição e contemporaneidade.