Saúde da mulher

Não consegue ter um orgasmo? Sua mente pode estar te sabotando

Crédito: Freepik

Se você tem dificuldades para atingir o orgasmo — ou nunca sequer experimentou essa sensação — e acha que está “fazendo algo errado”, você não está sozinha. Em 2017, um estudo do Projeto de Sexualidade da Universidade de São Paulo (Prosex) apontou que 55,6% das brasileiras tinham dificuldades para atingir o clímax sexual. E esse problema pode não ser uma questão de falta de estímulos, mas sim de fatores relacionados ao cérebro.

+ É possível ter um orgasmo usando apenas o pensamento?

+ Como chegar ao orgasmo estimulando os mamilos

De acordo com o portal “Dr Jairo Bouer”, de onde são as informações, o cérebro atua como um órgão sexual e pode te impedir de atingir o ápice do prazer. “Ter níveis hormonais adequados, capacidade de se excitar e órgãos sexuais funcionando perfeitamente não é garantia de bom sexo”, pontua.

A seguir, confira cinco motivos pelos quais sua mente pode estar sabotando seu prazer.

Problemas no relacionamento

Se você e seu(ua) parceiro(a) estão enfrentando problemas como brigas constantes, relacionamento à distância e conflitos cotidianos como problemas financeiros ou com filhos, por exemplo, seus orgasmos podem estar prejudicados.

Ansiedade de desempenho

O medo de não ter um desempenho excelente durante o sexo pode acabar com todo o prazer existente na prática, o que, consequentemente, torna os orgasmos difíceis de se atingir.

Baixa autoestima

Parto, ganho de peso ou qualquer outra mudança corporal que atinja a autoestima pode fazer com que você se sinta menos atraente, e a queda na autoestima tem o poder de afetar sua vida sexual.

Expectativas e experiências passadas

Costumes familiares, falta de educação sexual, religião, pressão estética e a pressão da sociedade podem fazer com que o sexo se torne um “fardo” para algumas pessoas, complicando as relações sexuais.

Estresse

É difícil atingir um orgasmo ou ter uma boa libido quando se está sob estresse e fadiga. Por isso, priorize sua saúde mental e os orgasmos serão uma consequência.