Órgão dos EUA é investigado por exibir vídeo de IA em que Trump chupa dedo de Musk

Brandon Bell/Reuters
Presidente dos EUA, Donald Trump, e o bilionário Elon Musk Foto: Brandon Bell/Reuters

Uma investigação interna foi aberta pela Casa Branca após um vídeo gerado por inteligência artificial do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, chupando os pés do bilionário Elon Musk ser exibido dentro da sede de um departamento do governo americano.

+Deputado americano pede que Trump suspenda visto de Moraes: ‘Ameaça aos EUA’

O vídeo foi “brevemente” exibido nas telas do Departamento de Habitação e Desenvolvimento Urbano na segunda-feira, 24, conforme reportou o jornal The New York Times, com o objetivo de criticar a relação estreita entre o republicano e o empresário.

Após apoiar Trump nas eleições, Musk foi nomeado para o Departamento de Eficiência Governamental, estrutura próxima da Casa Branca. Em pouco mais de um mês no cargo, recebeu aval para acessar informações confidenciais do Tesouro americano e carta branca para promover um processo massivo de “demissões voluntárias” de servidores.

Uma legenda com a frase “Long Live the Real King” foi sobreposta ao vídeo, fazendo referência a uma mensagem que o político publicou em sua plataforma Truth Social para celebrar a rejeição do plano de preços de congestionamento da cidade de Nova York por seu governo (veja abaixo uma captura de tela).

Órgão dos EUA é investigado por exibir vídeo de IA em que Trump chupa dedo de Musk

ATENÇÃO: imagens produzidas por inteligência artificial

Um porta-voz do Departamento onde o material foi exibido disse nas redes sociais que o vídeo “abusa dos recursos do contribuinte” e que planeja investigar e demitir os responsáveis. Não há veracidade nas imagens exibidas.