Por Michelle Price e Katanga Johnson

WASHINGTON (Reuters) – O órgão de vigilância do consumidor dos Estados Unidos disse nesta quinta-feira que exigiu informações de Amazon, Apple, Facebook, Google, PayPal e Square sobre como eles coletam e usam dados de pagamento dos usuários, em uma ação para proteger os consumidores de violações de privacidade, fraude e comportamento anticompetitivo.

O Bureau de Proteção Financeira dos Consumidores (CFPB, na sigla em inglês) disse que também vai estudar as práticas do sistema de pagamento dos gigantes chineses da tecnologia, incluindo Alipay e WeChat Pay. O pedido é o primeiro grande movimento de Rohit Chopra, que assumiu a direção do CFPB este mês.

O CFPB quer informações sobre como as empresas de tecnologia colhem e monetizam os dados de pagamento, incluindo se usam os dados para direcionar comportamentos específicos do consumidor; se as empresas operam quaisquer políticas que restrinjam os comerciantes ou terceiros que os consumidores podem usar; e como os consumidores são protegidos contra violações de privacidade, fraude e outros erros.

Amazon, Apple, Facebook, Google, PayPal, Square e Alipay comentaram o assunto.

Jodie Kelley, presidente-executiva da Electronic Transactions Association, que representa as grandes empresas de tecnologia e outras empresas, disse em um comunicado que a indústria faz de tudo para proteger os dados dos consumidores.

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“A indústria de transações digitais tem uma boa história para contar sobre seus esforços para proteger os dados dos consumidores. Esperamos trabalhar com o diretor Chopra e o CFPB neste importante esforço”, acrescentou.

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