ROMA, 27 OUT (ANSA) – A International Board (Ifab), órgão da Fifa responsável por regular as regras do futebol, deu luz verde para que a permissão para cinco substituições durante as partidas se torne permanente.
A solicitação da Ifab foi realizada durante uma reunião virtual nesta quarta-feira (27) presidida pela entidade máxima do futebol. O órgão informou que recebeu uma série de solicitações de confederações, associações e ligas para que a regra seja mantida.
A alteração foi implantada em maio de 2020 por causa da pandemia do novo coronavírus. Como o período de treinamentos foi fortemente afetado e os jogos são realizados quase que diariamente, a Ifab decidiu ampliar o número tradicional de três substituições para não causar ainda mais problemas para o físico dos atletas.
Neste ano, a regra foi prorrogada por mais de 18 meses até o final de 2022, quando será concluída a Copa do Mundo no Catar.
No momento, cada federação é independente para aplicar a medida da maneira que quiser.
A partir de agora, a permanência definitiva das cinco alterações por jogo será decidida pela Fifa e as diversas federações continentais. (ANSA).