COP30 reabre Blue Zone após incêndio, mas negociações serão retomadas nesta sexta

O local foi reaberto por volta das 20h40, mas a área afetada pelo incêndio seguirá isolada até a conclusão da conferência

COP30
Incêndio na COP30 Foto: REUTERS/Adriano Machado

A organização da COP30 (Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas) informou que a Blue Zone foi reaberta após inspeção do Corpo de Bombeiros. Mas área afetada pelo incêndio desta quinta-feira, 20, deve seguir interditada até a conclusão do evento.

Com isso, o governo federal devolveu o controle da área à UNFCCC, braço de clima da ONU. A organização ainda ressaltou que as atividades plenárias desta quinta seguem canceladas. Já as desta sexta-feira, 21, serão abertas às partes e transmitidas online.

+ Incêndio atinge pavilhão da COP30 e interrompe negociações

“Seguimos acompanhando atentamente a condição de todas as pessoas que necessitaram de atendimento médico e permanecemos em coordenação com os serviços de saúde”, acrescentou.

O que aconteceu?

As chamas começaram por volta das 14h, atingiram o Pavilhão dos Países e foram controladas antes das 14h30. A energia elétrica foi cortada na área interna. Por meio de nota enviada à IstoÉ, a organização da COP30 ressaltou que as equipes atuaram prontamente.

Segundo relatos, membros da conferência tentaram, sem sucesso, controlar o fogo com extintores e acionaram o Corpo de Bombeiros, que chegou ao local por volta das 14h15.

Conforme informou o CIOCS (Centro Integrado de Operações Conjuntas da Saúde), 21 pessoas precisaram receber atendimento médico em razão do incêndio. Do total, 19 casos estão relacionados à inalação de fumaça e dois a crise de ansiedade após o ocorrido. “Não houve registro de pessoas feridas pelas chamas com queimaduras”, afirmou.

Todos os pacientes foram atendidos rapidamente, e 12 já foram liberados. Os demais seguem recebendo assistência nos serviços de saúde de Belém.

De acordo com o ministro Celso Sabino, informações iniciais indicam que o fogo começou na área do estande da China. Ele afirmou ainda que as lonas do pavilhão são antichamas, o que impediu a propagação do incêndio.

Em uma publicação no X, o governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), afirmou que o incêndio foi controlado devido ao trabalho ágil do Corpo de Bombeiros. Além disso, a brigada do evento foi acionada e é “responsável pela gestão do espaço durante a conferência”.