Mundo

Oposição venezuelana convoca protesto à espera das presidenciais

Oposição venezuelana convoca protesto à espera das presidenciais

(Arquivo) Foto mostra o deputado opositor venezuelano Juan Andrés Mejía durante coletiva de imprensa em Caracas, na Venezuela, em 26 de janeiro de 2018 - AFP


A oposição venezuelana convocou nesta sexta-feira (4) um protesto para 16 de maio a fim de rechaçar as eleições presidenciais que acontecerão quatro dias depois, nas quais o presidente Nicolás Maduro tentará se reeleger.

“Convocamos todo o país para uma concentração pacífica para deixar claro o que significam as presidenciais de 20 de maio: que são um processo fraudulento”, disse em entrevista coletiva o deputado Juan Andrés Mejía, em nome da Frente Ampla.

Essa plataforma, que agrupa a coalizão de partidos Mesa da Unidade Democrática (MUD), sindicatos, chavistas dissidentes e organizações sociais, também tem prevista a realização de assembleias cidadãs na próxima semana.

O grupo prometeu manter as manifestações após a eleição que, na contramão da MUD, será disputada pelo opositor Henri Falcón.

“A luta da Frente Ampla não acaba em 20 de maio. Se aprofunda e continua a partir dessa data. Ficar em casa não nos traz outro resultado além do que temos hoje: sofrimento, dor e mais miséria”, afirmou Mejía.

Sergio Sánchez, chavista dissidente, pediu que “tomem as rédeas do destino” do país para enfrentar uma eleição que, assegurou, carece de garantias.

“Inabilitam candidatos, impedem a inscrição de partidos, ameaçam as pessoas de tirar delas as caixas de comida (subsidiada) se não votarem pelo governo. Demostraremos ao mundo que o governo perdeu a legitimidade de desempenho. É inevitável em médio prazo que se sustente”, acrescentou.

Após os protestos opositores de 2017 que deixaram 125 mortos, as mais recentes convocações da Frente Ampla se caracterizaram por uma baixa participação, em um momento em que a oposição está dividida.

Na quinta-feira, a MUD defendeu a abstenção e pediu que Falcón retire a sua candidatura.

+ Sabrina Sato aparece com micro biquíni e surpreende seguidores

+ Passageira agride e arranca dois dentes de aeromoça

Veja também
+ Deputado dos EUA sugere mudar órbita da Lua para combater aquecimento
+ Com novas tattoos no rosto, Whindersson preocupa os fãs: ‘olhar triste’
+ Ex-parceiro de Cristiano Araújo é encontrado morto
+ Policial militar mata a tiros quatro pessoas em pizzaria de Porto Alegre
+ Sérgio Mallandro diz que atrapalhou sexo de Xuxa com Ayrton Senna
+ Mano Brown se irrita com possível acerto do Santos com volante do Corinthians: ‘Tá tirando’
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
+ Após processar nora, mãe de Medina a acusa de ter destruído sua casa; veja fotos
+ Conheça a eficácia de cada vacina no combate à Covid-19
+ Yasmin Brunet quebra o silêncio
+ Fondue de chocolate com frutas fácil de fazer
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago