ROMA, 17 OUT (ANSA) – O ex-premiê da Itália Giuseppe Conte, líder do partido de oposição Movimento 5 Estrelas (M5S), convocou uma manifestação em prol da liberdade de imprensa, na esteira do atentado que explodiu o carro do jornalista investigativo Sigfrido Ranucci, âncora de um programa da emissora pública RAI.
Conte foi à casa de Ranucci, em Campo Ascolano, nos arredores de Roma, para prestar solidariedade e chamar “todos os cidadãos e expoentes da sociedade civil” para um ato na próxima terça-feira (21).
“Vamos nos encontrar nas ruas em Roma para reivindicar o pluralismo e a liberdade de imprensa e tutelar o jornalismo investigativo. Vamos dar um recado claro: nós não aguentamos mais”.
O atentado ocorreu na noite da última quinta (16), quando uma bomba plantada entre dois vasos diante da casa de Ranucci explodiu e destruiu o carro do jornalista, além de danificar o veículo da filha dele e a entrada de um imóvel vizinho. Ninguém ficou ferido.
Ainda não há pistas de quem pode ter perpetrado o ataque, porém Ranucci há anos é vítima de ameaças de morte por conta das denúncias contra o crime organizado veiculadas em seu programa, o Report. Ele vive sob escolta desde 2014.
“É um atentado que choca a opinião pública e todos aqueles que se preocupam com a democracia e que nos leva de volta aos tempos mais sombrios de nossa história”, reforçou Conte. (ANSA).