Em novembro, a temporada lírica do Theatro São Pedro – instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, gerido pela Santa Marcelina Cultura – traz novas duas montagens com os dois grupos de formação ligados ao teatro, a Academia de Ópera e a Orquestra Jovem do Theatro São Pedro.

Nos dias 7, 8, 9 e 10 de novembro (quinta a sábado, 20h, e domingo, às 17h), serão apresentados os títulos Uma Rodada de Bridge, do compositor estadunidense Samuel Barber (1910-1981), e O Labirinto, do compositor italiano Gian Carlo Menotti (1911-2007). As produções terão André Dos Santos na direção musical, João Malatian na direção cênica, Giorgia Massetani na cenografia e figurino, Kuka Batista na iluminação, Suka na videoarte e Malonna no visagismo.

Para Malatian, as montagens apresentam diferentes desafios. Uma Rodada de Bridge – que dura aproximadamente 10 minutos, o tempo de uma rodada do jogo – foi escrita por Samuel Barber e tem um elenco pequeno de quatro solistas. “Ela trata do mundo interior de dois casais de amigos que jogam bridge diariamente. Durante essa maçante rotina, os pensamentos íntimos de cada jogador afloram através de suas árias, revelando suas carências afetivas”, explica o diretor cênico.

Segundo ele, entender a relação do jogo, dos símbolos das cartas, com os sentimentos de cada personagem foi o ponto de partida para explorar uma interpretação viva e potente dessa ópera, em que os personagens Sally, Bill, Geraldine e David não conseguem sair da “prisão” desse jogo, metáfora de suas vidas infelizes.

A segunda ópera da noite, O Labirinto, um enigma operístico, foi escrita por Menotti exclusivamente para ser transmitida pela televisão, encomendada pela emissora NBC em 1963 – o compositor dizia que a obra se trata de um “enigma operístico, mais enigma do que ópera” e que seu enredo, considerado na época como surrealista, na verdade é cheio de significados e simbolismos.

Recursos pioneiros

Malatian destaca que a ópera foi montada utilizando recursos pioneiros de edição de vídeo da época, com inserção de cenários e elementos virtuais, que se tornariam comuns nos anos seguintes. “Trazer essa obra para o palco nos exigiu também utilizarmos vídeos que transformam o labirinto de corredores de um hotel sinistro em ambientes completamente díspares, como o interior de uma nave espacial, as areias de uma praia ou uma tempestade em alto mar. Mais longa que a primeira – com duração aproximada de 50 minutos – O Labirinto trata da frenética busca de um jovem casal recém-casado por seu quarto de núpcias que nunca é encontrado. Receber a chave no final simboliza não só o fim dessa busca como o fim da própria vida dos noivos”, argumenta.

A respeito do cenário, o diretor cênico ressalta que a inspiração se encontra no expressionismo alemão, com ângulos exagerados que criam um ambiente ao mesmo tempo lúdico e sinistro, com portas que não são portas, passagens que levam sempre para o mesmo lugar e que reforçam a claustrofóbica situação do jovem casal.

“Partindo do caráter ilógico e metafórico do libreto, procurei reforçar os diferentes climas em cada passagem dessa busca misteriosa por um final feliz. O público verá um espetáculo conciso, mas cheio de personagens intrigantes e de situações que surpreenderão a todos. As duas óperas têm o libreto escrito por Menotti, que dirigiu a montagem televisiva de O Labirinto. O primeiro título mais lírico, o segundo mais tragicômico, dizem muito sobre nossas questões existenciais atuais”, diz Malatian.

A temporada da Academia de Ópera do Theatro São Pedro conta com patrocínio do Bank of America (Master), Crédit Agricole (Prata) e Cultura Inglesa (Bronze), com apoio cultural Haganá, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e é uma realização da Santa Marcelina Cultura, Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas de São Paulo, Governo do Estado de São Paulo, Ministério da Cultura e Governo Federal.

Transmissão ao vivo e serviço

A récita de 08 de novembro, sexta-feira, às 20h, será transmitida ao vivo gratuitamente pelo canal de YouTube do Theatro São Pedro.

Ensaio geral aberto: 5 de novembro, terça-feira, 19h
Récitas: 7, 8, 9 e 10 de novembro; quinta a sábado, 20h; domingo, 17h
Classificação etária: 12 anos
Ingressos: Plateia: R$ 100/ R$ 50 (meia)
1º Balcão: R$ 70/ R$ 35 (meia)
2º Balcão: R$ 60 / R$ 30 (meia)
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