Na sua luta contra o rebaixamento, o Brasil de Pelotas conseguiu uma importante vitória ao bater o Operário, por 2 a 1, neste sábado à noite, no estádio Germano Kruger, pela 26.ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. Os dois gols da virada gaúcha foram marcados pelo zagueiro Leandro Camilo no segundo tempo, o segundo deles no último minuto regulamentar.

Esta foi a apenas a segunda derrota em casa do time paranaense, que continua com 36 pontos, em nono lugar. Depois de quatro jogos, a equipe de Pelotas volta a vencer e respirar na tabela, com 33 pontos, em 12.º lugar. Com atrasos salariais, os jogadores gaúchos continuam sem dar entrevistas, numa greve de silêncio.

Mas quem mandou no primeiro tempo foi o time da casa, apoiando por cinco mil torcedores. Criou várias chances reais e poderia ter feito uma vantagem tranquila no placar. Aos 15 minutos, após cruzamento de Alan Vieira, Lucas Batatinha apareceu na pequena área para desviar e o goleiro Carlos Eduardo fez grande defesa com os pés.

Mas Batatinha estava inspirado e fez um belo gol aos 21 minutos. Cleiton evitou que a bola saísse pelo lado esquerdo e fez o passe para o atacante, que fez a finta em cima de Leandro Camilo e bateu cruzado no canto esquerdo do goleiro, que tinha a visão encoberta por três defensores.

No segundo tempo, o Brasil voltou mais adiantado com sua marcação e dificultou a troca de passes dos paranaenses. Para complicar o empate saiu numa bola parada. A falta foi cobrada da intermediária e em curva, passando por toda a defesa. O zagueiro Leandro Camilo esticou a perna no segundo pau e balançou as redes aos 21 minutos.

O Operário tinha maior volume de jogo, porem, não conseguia as infiltrações, muito menos as finalizações. Nem mesmo a maior participação do lateral-direito Maílton melhorou a força ofensiva do time da casa.

Quando o empate parecia ser o resultado final e já satisfazia o visitante, Leandro Camilo voltou a marcar aos 45 minutos. Outra falta cobrada da intermediária à meia altura e o goleiro Rodrigo Vianna rebateu no meio da área. Leandro Camilo, desequilibrado, bateu de voleio, porém, fraco. A bola quicou duas vezes e entrou no canto direito do goleiro.

Mesmo nos acréscimos, o Operário ainda teve duas boas chances. Aos 47 minutos, Maílton chutou forte e Carlos Eduardo espalmou por cima do travessão. No minuto seguinte, a bola foi levantada na pequena área, e Carlos Eduardo voou para antecipar à finalização de Marcelo.

Na próxima terça-feira, o Operário vai enfrentar o Paraná, de novo em casa, a partir das 19h15. No mesmo dia, porém, a partir das 20h30, o Brasil de Pelotas volta a atuar como visitante, desta vez diante do Criciúma, em Santa Catarina.

FICHA TÉCNICA

OPERÁRIO-PR 1 X 2 BRASIL DE PELOTAS

OPERÁRIO – Rodrigo Viana; Maílton, Lázaro, Rodrigo e Alan Vieira (Julinho); Índio, Jardel (Uilliam), Cleyton e Marcelo; Felipe Augusto e Lucas Batatinha (Felipe Alves). Técnico: Gerson Gusmão.

BRASIL DE PELOTAS – Carlos Eduardo; Ricardo Luz, Bruno Aguiar, Leandro Camilo e Pará (Washington); Leandro Leite, Carlos Jatobá, Murilo Rangel e Diogo Oliveira; Rodrigo

Alves (Maicon Assis) e Guilherme Queiroz (Pereira). Técnico: Bolívar.

GOLS – Lucas Batatinha, aos 30 minutos do primeiro tempo; Leandro Camilo, aos 21 e aos 45 do segundo.

ÁRBITRO – Diego da Costa Cidral (SC).

CARTÕES AMARELOS – Lázaro e Jardel (Operário); Maicon Assis e Guilherme Queiroz (Brasil de Pelotas).

RENDA – R$ 49.895,00.

PÚBLICO – 4.311 pagantes (5.018 presentes).

LOCAL – Estádio Germano Kruger, em Ponta Grossa (PR).