O Dia

Operação tenta prender quase 30 pessoas envolvidas com o tráfico de drogas na Região dos Lagos

Rio – A Secretaria de Estado de Polícia Civil, por meio da 132ª DP (Arraial do Cabo), em investigação presidida pelo Delegado Titular da Unidade, Dr. Renato Mariano, deflagrou, nesta quinta-feira (14NOV2019), a operação SYCOMORUS, fruto de investigação que visa desarticular uma organização criminosa voltada ao tráfico de drogas no município de Arraial do Cabo.

A investigação, realizada ao longo de 5 (cinco) meses, com intenso trabalho de Inteligência, monitorou o grupo criminoso e identificou seus integrantes, razão pela qual foram expedidos, pelo Juízo da Vara Única da Comarca de Arraial do Cabo, 27 (vinte e sete) mandados de prisão temporária pela prática dos crimes descritos nos artigos 33 e 35 da Lei 11.343/2006.

Dentre os criminosos identificados, 26 mandados de prisão estão sendo cumpridos em Arraial do Cabo e um na cidade do Rio de Janeiro, que tem por objetivo a prisão de pessoa que transporta droga da capital para Arraial.

No curso da apuração foi também identificado alvo que, de maneira contumaz, fornecia munições à organização criminosa, motivo que ensejou sua ordem de prisão.

Outra constatação da investigação foi o fato de os integrantes do tráfico de drogas, a fim de aumentar seus ganhos ilícitos, atuarem na grilagem de terras da região, implementando maior insegurança à população, o que torna mais relevante a constrição de suas liberdades para o restabelecimento da ordem social.

A operação, que recai sobre traficantes atuantes no bairro de Figueira, foi denominada SYCOMORUS em referência à árvore de nome científico FICUS SYCOMORUS, uma espécie de figueira que gera frutos de qualidade inferior.