Ao menos duas pessoas morreram e oito foram presas em uma nova etapa da “Operação Contenção” realizada nesta quarta-feira, 19, na Vila Kennedy, zona oeste do Rio de Janeiro, contra a expansão do Comando Vermelho, informou Polícia Civil.
A operação foi realizada de forma conjunta entre policiais civis e militares. “A facção (Comando Vermelho) se aproveita da expansão territorial para praticar toda gama de crimes, fortalecendo sua estrutura financeira. Por meio de investigação e ações estratégicas, estamos enfraquecendo a organização criminosa”, disse o secretário de Polícia Civil, delegado Felipe Curi.
+ Polícia do Rio prende 17 pessoas em ação contra mentor de barricadas
Segundo as autoridades, foi encontrada grande quantidade de drogas escondida em uma unidade de ensino. De acordo com a Polícia Militar, até o momento foram apreendidos dois fuzis, uma pistola e dois artefatos explosivos.
🚨 Operação Contenção na Comunidade Vila Kennedy, na manhã desta quarta (19).
➡️ Até o momento: 02 fuzis, 01 pistola e 02 artefatos explosivos apreendidos.
Em andamento.@PMERJ @PCERJ #SempreAtuantes #ServireProteger pic.twitter.com/zFqDtCCOkB
— @pmerj (@PMERJ) November 19, 2025
Participam da ação agentes da 34ª DP (Bangu), da DRE-CAP (Delegacia de Repressão a Entorpecentes), da DRFA-CAP (Delegacia de Roubos e Furtos de Automóveis), da Core (Coordenadoria de Recursos Especiais) e do COE (Comando de Operações Especiais) da Polícia Militar.
Além disso, agentes do 14° BPM (Batalhão de Bangu) e do BPVE (Batalhão de Policiamento Especializado em Vias Expressas) atuam no entorno da Vila Kennedy para minimizar os impactos à população.
Em comunicado, o governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL) disse que “não haverá limite para a resposta do Estado”, visto que esconder drogas dentro de uma escola “mostra o desprezo desses criminosos pela comunidade”.