O acordo entre duas gigantes de tecnologia foi sem dúvida a principal notícia do mercado de cloud e IA nesta semana. A OpenAI vai pagar a bagatela de US$ 30 bilhões por ano à Oracle, para fornecimento de infraestrutura de nuvem e plataformas para rodar aplicações de inteligência artificial. O acordo é o maior da história no setor.
A parceria envolve a compra de mais de 2 milhões de chips especializados em IA, notadamente da linha Nvidia GB200, e o aumento da capacidade de processamento da OpenAI em 4,5GW.
O acordo, claro, tem também um forte impacto positivo para a Oracle. Tradicionalmente vista como competidora menor no setor de cloud, em relação aos grandões AWS, Microsoft e Google, a empresa agora pode mostrar seu checão do cliente mais hypado do setor.
Made in USA
Em post oficial, a OpenAI enfatizou que o acordo faz parte do projeto Stargate, encampado pelo governo dos EUA para assegurar que o país mantenha a liderança na área de IA e evite o avanço chinês no setor
Vale notar ainda que o acordo foi anunciado na mesma semana em que o governo Trump apresentou um ambicioso conjunto de medidas para estimular o uso da IA em empresas e instituições administrativas dos EUA.