OpenAI lança primeiro LLM em chips ‘não-Nvidia’

Coluna: André Cardozo

Coluna que cobre temas como cloud computing, Inteligência Artificial e outras tendências do mundo da tecnologia. Editada por André Cardozo, jornalista com mais de 20 anos de experiência na cobertura de tecnologia

OpenAI lança primeiro LLM em chips ‘não-Nvidia’

Pelo acordo, a Cerebras fornecerá até 750 megawatts de capacidade computacional para a OpenAI

OpenAI lança primeiro LLM em chips ‘não-Nvidia’

A OpenAI anunciou nesta semana sua primeira versão do ChatGPT que roda em chips de concorrentes da Nvidia. Mais especificamente, o GPT-5.3-Codex-Spark é o primeiro modelo de IA da empresa a funcionar inteiramente em chips da startup Cerebras Systems.

A novidade é fruto de uma parceria anunciada em janeiro, quando as duas empresas firmaram um contrato multianual avaliado em mais de US$ 10 bilhões. Pelo acordo, a Cerebras fornecerá até 750 megawatts de capacidade computacional para a OpenAI.

O projeto OpenAI/Cerebras ainda é uma gota no oceano quando consideramos a relação de décadas com a Nvidia. Mas indica que a companhia de Sam Altman tenta, aos poucos, diversificar seus fornecedores. Aqui, vale ressaltar que a OpenAI também fechou um acordo com a Broadcom há alguns meses para ter seus próprios chips de IA.

Como comentamos por aqui, um acordo do ano passado previa investimentos de US$ 100 bilhões da Nvidia na OpenAI. Mas recentemente foi noticiado que as tratativas estavam emperradas. Parte da razão seriam dúvidas da cúpula da Nvidia quanto ao modelo de negócio da OpenAI.