Mais uma semana, mais um acordo bilionário da OpenAI com uma big tech. Desta vez a parceria foi fechada com a AWS, maior empresa do mundo no setor de nuvem pública. Com o acordo, a AWS passará a oferecer infraestrutura para que a OpenAI rode o ChatGPT e outras soluções de IA generativa. O valor do contrato de sete anos é de US$ 38 bilhões. O acordo já está valendo e o plano é implementar toda a capacidade de processamento contratada pela OpenAI até o final do ano que vem.
Como já era esperado, as ações da Amazon subiram e alcançaram um valor histórico após a divulgação do acordo. Efeito semelhante já tinha sido observado com a Oracle e a AMD há algumas semanas. A valorização das empresas é baseada na expectativa que haverá um grande aumento na demanda por serviços de IA nos próximos anos. A OpenAI é considerada a líder deste mercado e, portanto, precisará contar com o apoio de empresas de infraestrutura e serviços para ampliar a capacidade de processamento das soluções da família ChatGPT.
O acordo com a AWS foi o primeiro realizado após as mudanças na relação OpenAI/Microsoft, comentada por aqui na semana passada. Com a mudança, a OpenAI passou a ter mais independência para negociar contratos. Há algumas semanas, a OpenAI já havia fechado acordo semelhante com outro peso-pesado da nuvem o Google Cloud.
Aqui vale observar que, apesar de ter contratado centenas de bilhões de dólares de vários fornecedores nos últimos meses, a OpenAI ainda opera no prejuízo. A capacidade de pagamento, portanto, dependerá do aumento da receita vinda do ChatGPT nos próximos anos e também de novos aportes de investidores. Com a já comentada mudança na parceria com a Microsoft, a OpenAI também fica mais próxima de uma possível oferta de ações. Atualmente, a empresa é avaliada em US$ 500 bilhões.