ONU diz que cinegrafista de Trump pode ter parado escada rolante sem querer

Stefan Jeremiah/AP News
Escada rolante para de funcionar durante chegada de Trump na ONU, em Nova York Foto: Stefan Jeremiah/AP News

A ONU (Organização das Nações Unidas) comunicou que pode ter resolvido o mistério da escada rolante que parou abruptamente durante a chegada do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, para 80ª Assembleia Geral do órgão, em Nova York (EUA), na terça-feira, 23. Segundo a organização, o cinegrafista do republicano ter acionado sem querer um mecanismo de segurança.

Durante seu discurso, Trump reclamou do ocorrido em tom de brincadeira. Além da escada rolante, o teleprompter não funcionou.

“Estas são as duas coisas que recebi das Nações Unidas — uma escada rolante ruim e um teleprompter ruim”, disse.

A secretaria de imprensa da Casa Branca, Karoline Leavitt, escalou o tom e afirmou: “Se alguém na ONU parou intencionalmente a escada rolante enquanto o presidente e a primeira-dama estavam subindo, essa pessoa precisa ser demitida e investigada imediatamente”.

O porta-voz da ONU, Stephane Dujarric, esclareceu que uma leitura da unidade central de processamento da escada rolante apontou que ela parou “depois que um mecanismo de segurança embutido no degrau foi acionado no topo da escada”.

Ainda de acordo com Dujarric, o cineasta do republicano estava subindo a escada de ré para registrar a chegada de Trump à assembleia e “pode ter acionado indevidamente a função de segurança”, que foi projetada para “evitar que pessoas ou objetos sejam acidentalmente presos ou puxados para dentro do mecanismo”.

A Casa Branca ainda não se manifestou sobre a declaração do porta-voz da ONU.

Já sobre o teleprompter, Trump disse: “Quem quer que esteja operando este teleprompter está em apuros”. Um funcionário da ONU, no entanto, afirmou que a Casa Branca operou seu próprio teleprompter durante o discurso do republicano.

Após o término da participação de Trump no evento, a presidente da Assembleia Geral da ONU, Annalena Baerbock, afirmou: “Os teleprompters da ONU estão funcionando perfeitamente”.