ONU confirma fechamento da Blue Zone na COP30 após incêndio

SÃO PAULO, 20 NOV (ANSA) – A Organização das Nações Unidas (ONU) confirmou no final da tarde desta quinta-feira (20) que o espaço conhecido como Blue Zone (Zona Azul) da COP30 está temporariamente fechado após ser atingido por um incêndio por volta das 14h de hoje. Uma avaliação completa sobre o incidente ainda está sendo apurada pelos bombeiros, que deverá dar um parecer após às 20h.   

“Como medida de precaução, o governo brasileiro e a Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre as Mudança Climáticas (Unfccc) decidiram, conjuntamente, fechar temporariamente a Zona Azul, enquanto o corpo de bombeiros realiza uma avaliação completa de segurança”, informou a ONU.   

De acordo com o comunicado, 13 pessoas foram atendidas no local por inalação de fumaça e seus estados de saúde seguem em acompanhamento. Ainda não se sabe o que causou as chamas, mas “o corpo de bombeiros e os agentes de segurança da ONU responderam rapidamente, controlando o fogo em cerca de seis minutos”, com “as pessoas evacuadas em segurança”.   

As Nações Unidas também esclareceram que as atividades da Zona Verde prosseguem normalmente. (ANSA).