ONU alerta que estoques de alimentos em Gaza foram esgotados

GAZA, 25 ABR (ANSA) – O Programa Mundial de Alimentos (PMA), agência da Organização das Nações Unidas (ONU), alertou nesta sexta-feira (25) que as suas reservas de alimentos na Faixa de Gaza foram esgotadas.   

“O PMA entregou seus últimos suprimentos a cozinhas improvisadas na Faixa de Gaza. Espera-se que elas fiquem completamente sem alimentos nos próximos dias”, informou o órgão.   

Em um comunicado, a ONU recordou que as cestas básicas acabaram e que a ajuda a dezenas de padarias locais foi encerrada no final de março em razão da falta de farinha de trigo e combustível.   

“Nenhum suprimento humanitário ou comercial entrou em Gaza nas últimas sete semanas, pois todos os principais pontos de passagem de fronteira permanecem fechados por Israel. Uma das consequências é a alta do preço dos alimentos, que dispararam até 1.400% em comparação com o período do cessar-fogo”, informou a organização.   

As forças israelenses, que travam desde 2023 um sangrento combate contra o Hamas no enclave palestino, estão há mais de um mês bloqueando a entrada de ajuda humanitária no território, acusando o grupo islâmico de desviar o auxílio.   

A Agência das Nações Unidas para Refugiados Palestinos (Unrwa) informou que quase três mil caminhões carregados com suprimentos essenciais foram impedidos por Israel de entrar em Gaza.   

“A ajuda humanitária está sendo usada como moeda de troca e arma de guerra. O cerco deve ser levantado, os suprimentos devem fluir, os reféns devem ser libertados e o cessar-fogo deve ser retomado”, disse a agência. (ANSA).