ONU adota resolução da Itália por trégua nos Jogos de 2026

NOVA YORK, 19 NOV (ANSA) – A Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) adotou nesta quarta-feira (19) a resolução apresentada pela Itália que pede uma trégua global em conflitos durante os Jogos Olímpicos de Inverno de 2026, em Milão e Cortina d’Ampezzo.   

Seguindo uma tradição iniciada no começo dos anos 1990, a ONU já havia solicitado um cessar-fogo global durante as Olimpíadas de 2024, em Paris, mas o apelo foi ignorado pelos países envolvidos em conflitos.   

“Em nome da Itália, apresento o projeto de resolução para construir um mundo melhor e mais pacífico por meio do esporte e do ideal olímpico. Em um momento de crescente discórdia e conflito, o esporte e os Jogos Olímpicos podem representar um farol de esperança, uma alternativa à rivalidade e à divisão”, declarou Giovanni Malagò, presidente do comitê organizador dos Jogos de 2026.   

O documento foi apresentado aos Estados-membros pela Itália, em colaboração com o Comitê Olímpico Internacional (COI) e o Comitê Paralímpico Internacional (CPI).   

As Olimpíadas de Inverno de 2026 estão agendadas para começar em 6 de fevereiro e seguir até o dia 22 do mesmo mês. Os Jogos Paralímpicos, por sua vez, ocorrerão entre 6 e 15 de março.   

(ANSA).