Onde Bolsonaro e outros condenados pela trama golpista estão presos?

O Supremo Tribunal Federal (STF) decretou nesta terça-feira, 25, o início do cumprimento da pena dos condenados do “núcleo 1” da trama golpista.

O ministro Alexandre de Moraes determinou a prisão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), do ex-comandante da Marinha Almir Garnier, dos generais da reserva Augusto Heleno, Paulo Sérgio Nogueira e Walter Braga Netto, do deputado Alexandre Ramagem (PL-RJ) e do ex-ministro Anderson Torres.

Jair Bolsonaro

O ex-presidente Jair Bolsonaro foi condenado a 27 anos e três meses de prisão. Ele está preso na Superintendência da Polícia Federal (PF) em Brasília.

No último sábado, 22, Bolsonaro foi preso preventivamente na unidade, por risco de fuga, e agora cumprirá a pena no local. A audiência de custódia dele está marcada para quarta-feira, 26, às 14h30.

Almir Garnier

O almirante foi condenado a 24 anos de prisão e cumprirá pena em Brasília, na Estação Rádio da Marinha, a cerca de 33 quilômetros do centro de Brasília. A audiência de custódia está prevista para quarta-feira, às 13h.

Anderson Torres

O ex-ministro da Justiça foi condenado a 24 anos de prisão e cumprirá pena em regime fechado no 19.º Batalhão da Polícia Militar, no Complexo da Papuda.

Torres havia solicitado ser preso na Superintendência da PF ou no Batalhão de Aviação da PM, onde esteve detido após os ataques de 8 de janeiro de 2023. A audiência de custódia ocorrerá nesta quarta-feira, às 13h30.

Augusto Heleno

O general e ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) foi condenado a 21 anos de prisão e levado nesta terça-feira ao Comando Militar do Planalto. A audiência de custódia está marcada para quarta-feira, às 14h.

Paulo Sérgio Nogueira

O ex-ministro da Defesa cumprirá 19 anos de prisão em regime inicial fechado, também no Comando Militar do Planalto. A audiência de custódia está prevista para quarta-feira, às 15h.

Walter Braga Netto

O general e ex-ministro, condenado a 26 anos de prisão, está preso preventivamente desde dezembro de 2024 por envolvimento na trama golpista. Ele permanecerá na 1.ª Divisão do Exército, na Vila Militar, no Rio de Janeiro. A audiência de custódia ocorrerá na quarta-feira, às 15h30.

Alexandre Ramagem

Condenado a 16 anos e 1 mês de prisão, o deputado Alexandre Ramagem está nos Estados Unidos desde setembro e, por isso, não foi preso.

Moraes determinou a cassação do mandato dele, considerando que, com a execução da pena em regime fechado, ele não pode comparecer às sessões legislativas.