Uma nova onda de calor atinge o Brasil a partir de hoje, e pelo menos oito estados devem registrar temperaturas acima dos 40° C. Segundo o Climatempo, Mato Grosso do Sul, Goiás, Distrito Federal, sul do Mato Grosso, norte de São Paulo, parte de Minas Gerais, sul do Tocantins e oeste da Bahia devem ficar mais de 5° C acima do padrão para a época. O fenômeno se estende até o dia 20 de dezembro de 2023.
O aumento das temperaturas e a presença de umidade propiciarão a formação de áreas de instabilidade, prevendo-se temporais isolados, com rajadas de vento acima de 70km/h, granizo e chuvas intensas, sobretudo entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina, a partir desta quarta-feira até o fim de semana.
Campo Grande, Cuiabá e Porto Alegre serão as capitais mais quentes em nova onda de calor. A partir de hoje, o Centro-Oeste e Sudeste, assim como partes das regiões Norte e Nordeste, enfrentarão temperaturas extremas, com máximas acima de 40°C em estados como Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, interior de São Paulo, Goiás e Bahia.
Apesar de ainda nem ter começado, já podemos estimar quando será o fim dessa primeira onda de calor de dezembro. De acordo com o modelo do ECMWF, a partir do dia 19 o padrão de bloqueio irá se enfraquecer e começará a se desconfigurar, com isso os ventos mais frios vindos de sul voltarão a amenizar as condições de tempo no Brasil. As temperaturas começarão a cair já na segunda (18) na região Sul, e irão diminuir com o passar dos dias nas demais regiões do Brasil.