Onça-pintada é resgatada após invadir casas por conta do fogo no Pantanal em MT

Reprodução Flickr
Onça-pintada é resgatada em ação conjunta das equipes de resgate Foto: Reprodução Flickr

Ameaçada pelo fogo, uma onça-pintada invadiu diversas residências na região do Pantanal no Mato Grosso. O fato ocorreu por conta das queimadas que destruíram o habitat natural do animal na cidade mato grossense de Poconé.

Resgatado na última segunda-feira (18), o felino recebeu atendimento em uma ação integrada do Corpo de Bombeiros, Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema), Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Força Aérea Brasileira (FAB), ICMBio, além de moradores locais.

Ferido com queimaduras de terceiro grau, o animal também inalou muita fumaça e foi diagnosticada com desidratação.

“Tomamos alguns procedimentos, mas não foram suficientes. Nessa segunda-feira, as veterinárias acharam melhor traze-la para Cuiabá”, explicou o coronel Paulo Barro ao G1.

Dois dias antes de fazer o resgate da onça, no último sábado (15), equipes fizeram uma unidade para socorrer animais vítimas das queimadas, mas o resgate do felino foi feito após o aviso de que o animal estava transitando pela região.

Após ser sedada, a onça foi levada por um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) para um hospital veterinário na capital mato grossense. O animal deve receber o tratamento adequado para posteriormente ser solto em local adequado.

Em pouco mais de seis meses deste ano, o estado do Mato Grosso perdeu cerca de 820 mil hectares do Pantanal por conta dos incêndios.