SÃO PAULO, 04 FEV (ANSA) – Por ocasião do Dia Mundial Contra o Câncer, celebrado nesta terça-feira (4), a Organização Mundial da Saúde (OMS) publicou um alerta de que os casos da doença deverão aumentar cerca de 81% em países em desenvolvimento até o ano de 2040.   

No comunicado divulgado pela OMS, a entidade explicou que a principal causa do surgimento do câncer é a falta de recursos para a prevenção da doença.   

“É um sinal vermelho que nos pede para que enfrentemos as desigualdades inaceitáveis que existem entre países ricos e países pobres no que se diz respeito aos serviços de combate ao câncer. Quando as pessoas tem acesso aos cuidados básicos e aos sistemas de orientação, é possível detectar o câncer em um estágio inicial, tratá-lo de forma eficaz e curá-lo”, explicou no comunicado Ren Minghui, vice-diretor-geral da OMS.   

A agência também informou que registrou 18,1 milhões de novos casos de câncer em 2018. O número, de acordo com a OMS, poderá aumentar entre 29 e 37 milhões em duas décadas.   

“Se mobilizarmos as diferentes partes envolvidas para trabalhar em conjunto, poderíamos salvar ao menos 7 milhões de vidas ao longo da próxima década. Os países desenvolvidos têm adotado programas de prevenção, diagnósticos precoces e detecção que, associados a melhores tratamentos, contribuíram na redução de 20% na taxa de mortalidade prematura por câncer entre 2000 e 2015”, informou Tedros Adhanom, diretor da OMS.   

Já o Instituto Nacional de Câncer (Inca), divulgou hoje (4) uma pesquisa onde informou que 625 mil novos casos da doença poderão ocorrer no Brasil.(ANSA)

Assine nossa newsletter:

Inscreva-se nas nossas newsletters e receba as principais notícias do dia em seu e-mail


Siga a IstoÉ no Google News e receba alertas sobre as principais notícias