Mundo

OMS alerta sobre possível 3ª onda de Covid na Europa

ROMA, 22 NOV (ANSA) – A Organização Mundial da Saúde (OMS) informou neste sábado (21) que a Europa provavelmente enfrentará uma terceira onda da pandemia do novo coronavírus Sars-CoV-2 no início de 2021, se não seguir as medidas corretamente.   

O alerta foi feito pelo enviado especial da OMS, David Nabarro, em entrevista ao jornal suíço Solothurner Zeitung.   

Segundo o especialista, “as reações europeias foram incompletas.   

Eles deixaram de montar a infraestrutura necessária nos meses de verão, depois de ter posto sob controle a primeira onda”. Se isso se repetir com a segunda onda, ele antecipa uma terceira, “e já no começo do próximo ano”.   

Nabarro, no entanto, elogiou a resposta à pandemia de países asiáticos, como a Coreia do Sul, que se comportam bem e disse que os europeus teriam muito a aprender com eles.   

“As pessoas estão totalmente envolvidas, adotam comportamentos que dificultam a circulação do vírus, mantêm distância, usam máscaras, isolam-se quando estão doentes, protegem os grupos de maior risco”, contou.   

De acordo com o enviado da OMS, os governos asiáticos também não afrouxaram as restrições prematuramente, porque para fazer isso “é preciso esperar que os números fiquem baixos e continuem baixos”.   

Em vez disso, a Europa afrouxou as medidas de proteção depois do verão e agora os casos de Covid-19 estão aumentando novamente.   

Nabarro criticou principalmente a decisão de reabrir as pistas de esqui, o que pode levar a “um índice muito alto de infecções e mortes”.   

Conforme levantamento da Universidade Johns Hopkins, o número de casos de coronavírus registrado no mundo desde o início da pandemia ultrapassou os 58 milhões, enquanto que de mortes superou 1,38 milhão. (ANSA)

Veja também

+ Jovem morre após queda de 50 metros durante prática de Slackline Highline
+ Conheça o phloeodes diabolicus "o besouro indestrutível"
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Mulher finge ser agente do FBI para conseguir comida grátis e vai presa
+ Cirurgia íntima: quanto custa e como funciona
+ MasterChef: Fogaça compara prato com comida de cachorro
+ Zona Azul digital em SP muda dia 16; veja como fica
+ Estudo revela o método mais saudável para cozinhar arroz
+ Arrotar muito pode ser algum problema de saúde?
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago
+ Cinema, sexo e a cidade
+ Descoberta oficina de cobre de 6.500 anos no deserto em Israel